28 de out. de 2009

FINAL FELIZ PARA KARINA


Gesto de amor de Binho Marques devolve sorriso e esperança à menina Karina

28/10/2009 - 05:45
Há exatos seis anos, que a menina Karina 13, trava uma luta da vida contra morte, por ser portadora de uma das formas mais raras de diabetes do tipo 1 e ainda desenvolveu a Síndrome de Mauriac, descoberto quando ela iria completar seus primeiros sete anos..

Desde então, a vida da menina Karina, ficou limitada a uso constante de remédios a base de insulinas para poder manter-se viva. Para se ter uma idéia, ela tinha que ser furada com agulhas para aplicação da medicação, ao menos 15 vezes ao dia, e ainda, furar a pontas dos dedos de hora em hora, para medir o grau de açúcar no sangue. Uma pessoa normal, tem entre 70 e 110 de açúcar no sangue. Karina apresenta em média 589. Nesses níveis, na maioria dos casos uma pessoa pode entrar em coma e até chegar a morte segundo especialistas em endocrinologia.

Depois de muitas idas e vinda ao consultório da endocrinologista Regina Jarud, a família de Karina ficou sabendo da existência de um aparelho, conhecido como Sistema de Infusão Contínua de Insulina que aplica automaticamente a medicação sem precisar que a criança tivesse que ser furada tantas vezes ao dia. Só que o equipamento custava em média R$ 12 mil reais e a família da menina não teria condições de comprar.

Desesperada, vendo o sofrimento da filha e sem saber mais a quem recorrer, a mãe de Karina, dona Claudia Patrícia, decide acionar o estado na justiça, para obrigar pela aquisição do sistema de infusão.

Mas dado a burocracia e a lentidão em que andam os processos no poder judiciário, o governador Binho Marques só ficou sabendo da existência do processo contra o estado, através de reportagem publicada em ac24horas.

O governador, na época da reportagem, estava viajando, mas foi comunicado sobre o fato pelo líder do governo na Aleac, deputado Moisés Diniz. Binho nem pensou duas vezes para decidir em ajudar a criança e desde já Moisés Diniz iniciou uma luta para derrubar a burocracia para que o Estado adquirisse Sistema de Infusão Contínua para aliviar a dor da pequena Karina.

Hoje, 16 dias após a promessa do governo de doar o equipamento , nossa reportagem foi a casa de Karina para comprovar a mudança que esse gesto trouxe para a vida da menina. A avó Dona Santa, não escondeu a emoção de ver sua neta sorrir novamente.

Ela conta, bastante emocionada, como um simples aparelhinho pode significar tanto na vida de uma criança e causar tantas mudanças numa pessoa que tem uma doença como essa: "nós estamos maravilhados com tudo. Graças a Deus, hoje eu posso dizer que Karina, vai poder viver uma vida quase normal como qualquer outra criança. Era um tormento para ela ter que tomar tantas agulhadas ao dia. Mesmo à noite, no meio da madrugada, nós acordávamos com ela se debatendo, dando choques e ter que furá-la para não vê-la morta. Você consegue imaginar isso meu filho? Hoje ela dorme tranqüila e para nós que cuidamos dela, também foi um alívio, porque ninguém dormia direito preocupado com a saúde dela". Apesar de toda a alegria, Dona Santa se esqueceu de pronunciar a palavrinha mágica: obrigado governador pelo gesto de amor e de carinho.

Salomão Matos - da redação ac24horas
salomao.matos@gmail.comAtualizado em ( 28/10/2009 - 07:08 )