9 de abr. de 2011

E viva a língua portuguesa

Cassiano Marques diz que não vai financiar “bandalheira” no RBFC

O conselheiro do Rio Branco Futebol Clube, Cassiano Marques, voltou a fazer novas críticas na manhã deste sábado, 08, [dessa vez] usando a rede social do twitter para atacar o atual Dirigente do time estrelado, Natal Xavier.

Ao se defender explicando porque não pagava as mensalidades, e os motivos de estar inadimplente, Cassiano disparou, “no dia que tiver alguém sério lá eu pago. Enquanto isso meu dinheiro não financiará bandalheiras e má gestão. Estou inadimplente: como pagar a uma diretoria que não presta contas?”, se defendeu.

Em outras palavras, na classe gramatical da língua portuguesa, o substantivo feminino bandalheira tem o mesmo significado de safado.Siga o consleheiro pelo twitter: http://twitter.com/#!/cassianomarques

Salomão Matos

Enchente II

Entenda porque o rio Acre pode transbordar

Na semana passada a Defesa Civil estadual e Municipal foram surpreendidos pelo fenômeno do repique das água do Rio Acre, que em menos de 4h ultrapassou a sua cota de alerta, cheganda medir 14.16, no último dia 03 de abril.

As previsões não são nada animadoras, tendo em vista que nas cabeceiras do manancial, o rio recebeu muita água o que deve chegar a capital acreana nas próximas horas.

Veja como era na semana passada o volume de água do rio Acre e como está nas cidade por ele passa:

Xapurí-AC- No dia 03 de abril estava com 9.90m e hoje mede 11.10m
Brasiléia-AC- No dia 03 de abril estava com 4.80m e hoje mede 9.09m
Assis Brasil-AC, No dia 03 de abril estava com 5.50m e hoje esta medindo 9.50m
Afluente Riozinho do Rola- Media no último dia 03 de abril 12.94m e agora esta com 13.50m.

Salomão Matos

Enchente

Rio Acre ultrapassa cota de alerta e pode transbordar

O nível do rio Acre voltou a ultrapassar a cota de alerta e mede na manhã deste sábado, 09, segundo a última medição da Defesa Civil, 13.58m e atinge alguns bairros da parte baixa da capital, como o Baixada da Cadeia Velha, Ayrton Sena e 6 de Agosto, no Segundo Distrito.
A previsão é a de que nas próximas horas o seu volume fique acima da cota de transbordamento (14m), tendo em vista o grande volume de água do seu afluente Riozinho do Rola, que está medindo 13.50m, em sua calha mais profunda.

Por enquanto, apenas 31 pessoas foram atingidas pela enchente e tiveram que deixar suas casas. Elas estão alojadas em abrigos improvisados no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco.
Em Cruzeiro do Sul-AC, a situação do nível do rio Juruá é considerada normal, apresentando 11.52, esta manhã. Em Sena Madureira-AC, o nível do rio Iáco, continua baixando e chega a medir somente 13m, informou a D.C.

Salomão Matos

8 de abr. de 2011

Ibama confisca 13 mil bois no Acre

Operação Disparada confisca 13 mil bois no Acre e Amazonas

Os fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente-IBAMA-AC, confiscaram esta semana em torno de 13 mil cabeças de gado, que estavam sendo criados em áreas de desmatamento ilegal, entre os estados do Acre e do Amazonas, [região de Lábrea e Boca do Acre].
Segundo o superintendente do Ibama no Acre, Diogo Sherlot, que retornou na manhã desta sexta-feira, 08, da operação denominada “Disparada”, “existem hoje em torno de 20 mil bois sendo criados em propriedades oriundas de áreas de desmate ilegal no Acre e o Amazonas. Não existe mais espaço para esse tipo de atividade ilegal. A Fiscalização vai continuar”, afirma.

Os proprietários dos animais já haviam sido notificados no ano passado para que retirassem o gado da área desmatada ilgalmente e no entando, passado o prazo legal, houve o confisco e não cabe mais recurso para reavê-los.
Todo gado confiscado, serão entregues a Programa Fome Zero do governo federal.
Salomão Matos

Rio Acre pode transbordar nas próximas horas na capital



Enchente
As 31 pessoas atingidas pela enchente do rio Acre, que estão em abrigos no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, em Rio Branco e esperavam retorna para suas casas nesta sexta-feira, 08, vão ter que esperar um pouco mais.

O alerta, foi dado hoje de manhã através do relatório diário da Defesa Civil Estadual tendo em vista que há previsão é que nas próximas horas o nível do rio Acre [hoje com 12.92m], pode voltar a transbordar a exemplo do que aconteceu no último final de semana, atingindo vários bairros da parte baixa da cidade.

Cauteloso, o oficial Cristian Melo, responsável por fazer o monitoramento técnico dos rios acreanos, diz que “não podemos precisar ainda, mas os dados apontam que o nível rio Acre pode voltar a trasbordar. O riozinho do rola [principal afluente do manancial] recebeu muita água de ontem para hoje e sabemos que se lá nas cabeceiras ele enche, aqui também sobe bastante”, alertou.

Já em Sena Madureira-AC, a situação do nível do rio Iáco, medindo somente 12m, é considerada normal. Em Cruzeiro do Sul-AC, o nível do rio Juruá mede hoje, 11.62m.

Salomão Matos

7 de abr. de 2011

Opinião


Abaixo os Direitos Humanos e Salve a Vida
Wellington Menezes de Oliveira (foto G1)

Não me admira em nada, se os ativistas dos direitos humanos queiram fazer algum manifesto contra a ação do policial militar que atirou no terrorista Wellington Menezes de Oliveira, 24, que na manhã desta quinta-feira 07, cometeu um suposto suicídio, depois de invadir uma escola no Rio de Janeiro e assassinar a tiros 11 crianças e ferir outras 18 dentro de uma escola.

Louvável ou não a “ação desses “guardiões dos D.H”, em prol de uma sociedade mais justa e humanitária, quando todo bandido tem e deve ser levado ao banco dos réus, resta saber e questionar, quão desses ativistas ou seus familiares ou amigos, ficaram sob a mira de um bandido ou foram violentamente estuprados?

Quantos pais e mães agora choram a perda do filho (a) e que ao invés de amanhã os acorderam para manda-los ao colégio, vão depertar para a triste realidade de ter que enterrar quem mais amavam?

Quantos outros pais e mãe atônitos pelo Brasil e no mundo inteiro, assistiram estarrecidos á macabra cena pela Tvê, se imaginando no lugar dos das vítimas e pensando que nossos filhos não estão tão protegidos quanto imaginamos?

Questionamentos a parte, o mundo e principalmente as nossas leis precisam ser repensados imediatamente. Quantos Wellington´s, anonimamente convivem e circulam em nosso meio?

Não sou estúpido e muito menos tenho a pretensão de ser Deus, mas a meu ver, a sociedade caminha a passos de ganso para um abismo sem fim num caminho sem volta. Nos sentimos impotentes anti a barbárie cometida. Sem alternativa, resta-nos apenas a esperança de que na próxima esquina não vai ser a nossa vez ou a de um de nossos filhos.

Quem acredita em Deus... reze, Ore, faça o que quiserem!!! Só não cruzem os braços ou fiquem de olhos vendados como a nossa estátua que representa as nossas Leis, que na maioria protege o bandido no lugar do cidadão comum que só quer viver em paz e livre do medo.

Salomão Matos


Fraude no INSS é descoberta no Acre


Duas mulheres são presas em flagrante no Acre tentando fraudar previdência

Foram presas na manha desta quinta-feira, 07, na agência da Previdência Social Rio Branco – INSS/Centro, duas pessoas: Uma segurada, que submeteu-se à perícia médica apresentando laudo falso, e sua nora, mentora da tentativa de fraude. A ação foi deflagrada pela Força Tarefa Previdenciária, composta pelo Ministério da Previdência Social e Departamento de Polícia Federal no estado do Acre.

As fotos mostram trechos do atestado falso apresentado na agência do INSS  e do documento da Previsência apontando as incrogruências. Conforme análise da Previdência Social o atestado médico apresentado está fora dos padrões éticos da medicina, apresenta CID - Código Internacional de Doenças inexistente, papel fora do padrão e a assinatura e letra não conferem com a do médico que está atestando o documento.

A investigação demonstra que a segurada pleiteava pela quarta vez o benefício assistencial para portadores de deficiência física (LOAS). Após serem conduzidas ao prédio da Superintendência da Policia Federal de Rio Branco, a nora confessou ter forjado o atestado médico objetivando beneficiar a sogra. Ambas foram encaminhadas ao presídio feminino de Rio Branco.

Com informações do INSS/AC

Boa notícia

Tião Viana, inaugura mais uma etapa do Luz Para Todos em Tarauacá-AC

O governador do Acre, Tião Viana, inaugura nesta sexta-feira, 08, a partir das 11h, no município de Tarauacá-AC, mais uma etapa do Programa Luz Para Todos.

Ao todo, foram construídos 55 quilômetros de rede de eletrificação e vai beneficiar 315 famílias das comunidades do Socó e do Caucho, na zona rural da cidade. O investimento foi na ordem de hum milhão de reais.

Salomão Matos

Prostituição infantil

Menores acreanas estão fugindo de casa para se prostituir em RO

A informação de que menores acreanas estão fugindo de casa para se postituir no estado de Rondônia, mais especificamente nas Usinas Hidrlétricas de Jirau e de Santo Antônio, chegou ao nosso conhecimento, atravês de uma mãe que nos procurou deseperada, e foi confirmada pelo Comissáriado de Menores naquele estado.

A mãe que pediu para não ser identificada, afirma que a filha de apenas 13 anos fugiu de casa rumo as hifrelétricas, acompanhada de uma cafetina por nome de Alzira e com ela, viajou com outras cinco menores de idade.
Por telefone, a nossa reportagem conversou longamente com o Conselheiro do Comissáriado de Menores em RO, Mário Viana, e nos disse que os menores são atraídos pelo diheiro rápido e fácil usando o corpo como moeda de troca. Nas usinas trabalham em cerca de 22 mil homens e a região no entorno, contou Mário,” incluindo residencias paticulares, foram transformados em prostíbulos e a maioria das garotas de programas e até rapazes menores de idade são do estado do Acre”,revelou.

O conselheiro relatou ainda, que “todos os dias nos prendemos menores ai do Acre sendo explorados sexualmente nas casas de prostituição. A situção é muito grave e algo precisa ser feito de imediato”, relata.

Procurado para saber se no conselho tutelar de Rio Branco, haviam denuncias nesse sentido, a conselheira Mariluce Sales, informou que não tinha conhecimento de nenhum caso, mas garantiu que vai entrar em contato no comissáriado de menores em Rondônia, para saber que tipo de ações podem ser feitas para coibir essa prática de crime contra crianças.

Para saber se existe fiscalização nas estradas no sentido de proibir que menores de idade deixem o estado sem autorização dos pais ou responsáveis, o Inspertor da Policia Rodoviária Federal do Acre, Nelis Nilton, disse que as abordagens são constantes e “o problema maior é que nossa malha viária é extensa e existem ônibus urbanos como o Dom Moacir por exemplo, que praticamente deixam a cidade. Os menores poder entrar nesses coletivos sem levantar suspeita e após a berreira pegam carona co os aliciados que já os estão esperando", lamenta.
Segundo ainda o Inspetor, disse que vai fazer contato com o serviço de inteligencia da PRF de Rondônia e em conjunto,irão investigar esse tipo de crime.

Ao final da entrevista, o conselheiro Mário disse que pais ou responsáveis que desejam procurar alguma informação sobre os filhos que deixaram suas casas sem os seus consentimentos, podem fazer contato pelo telefone 0XX 69 3901 3251, e “quem sabe não são menores fugidos ai do Acre e que já passaram por aqui? Uma média de cinco a 10 casos de prostituição infantil são atendidos todos os dias e a maioria são cranças do estado acreano”, disse.
Salomão Matos

6 de abr. de 2011

Porto Acre

Prefeito quer revolução social e econômica no município
Prefeito de Porto Acre Zé Maria (PT)















O prefeito do município de Porto Acre-AC, [cidade distante 54 quilômetros de Rio Branco], Zé Maria Rodrigues (PT), reuniu ontem (05), a câmara de veredores para debater os principais problemas da cidade e do campo, pretendendo discutir o assunto na XIV Marcha a Brasília entre os dias 10 e 14 de abril.

Para Zé Maria, sem recursos não há como alcançar o progresso e viaja no próximo domingo (10) em busca da liberação de R$ 9 milhões em emendas dos deputados federais Nilson Mourão (PT), Flaviano Melo (PMDB) e do então senador Tião Viana (PT), hoje governador do Acre.

“Nossa prioridade é fortalecer a nossa cadeia produtiva. O homem do campo não pode ficar isolado sem a possibilidade de poder escoar as suas produção e garantir o seu sustento. Vamos fazer 500 quilômetros de ramais esse ano, sendo 200 quilômetros em piçarramento além da recuperação das áreas degradadas e melhorar ainda mais as áreas de educação, saúde e trasporte”, disse o prefeito.
A partir da aquisição de máquinas, caçambas e emplementos agrícolas, pelo governador Tião Viana, no mês passado, fez acender a esperança dos produtores rurais naquele município que enfim esperam sair do isolamento na maior parte do inverno amazônico.
Segundo Zé Maria, “ eu não tenho dúvidas de que com esses recursos liberados e com apoio do nosso governador, vamos transformar Porto Acre para melhor. Iremos calar a boca de muita gente que sempre tem remado contra a nossa administração. Teremos uma nova revolução. Dessa vez, econônima e social”, garante.

Salomão Matos

Do mesmo jeito

Descaso na delegacia de Porto Acre-AC continua
Wanderson Pereira de Souza (PMDB)
“Dos quatro agentes de polícia, um é alcoólatra, outro analfabeto, o motorista da viatura não tem carteira de habilitação e a escrivã está afastada por atestado médico”, denuncia presidente da câmara.

O presidente da câmara de vereadores do município de Porto Acre-AC, [cidade distante 54 quilômetros de Rio Branco], Wanderson Pereira de Souza (PMDB), voltou a fazer novas denúncias contra o delegado da cidade Frederico Tostes, por ele manter a delegacia da cidade com as portas trancadas e que a apesar do fato ser de conhecimento do secretário geral de polícia Emison Farias, nenhuma providencia foi tomada até o momento.

Segundo o vereador, a situação da segurança pública em Porto Acre, virou motivo de piada. Para se ter uma idéia, “na delegacia existem quatro agentes, sendo um alcoóltra, outro analfabeto, o motorista da viatura não tem carteira de habilitação e a única escrivã está afastada de atestado médico e não há ninguêm para registrar uma simples ocorrências. O delegado mora na capital e so aparece quando bem entende”, disse.

Para o vereador, “já que a secretaria de segurança pública do Acre tem conhecimento de tudos os desmandos e não tomou nenhuma providencia até agora, vamos pedir a intervenção do Ministério Público Estadual”, afirma.

Salomão Matos

Erosão em via urbana

Buraco se abre na BR 364 e causa congestionamento em Rio Branco

Um buraco de aproximadamente 4m de diâmetro por 1m de fundura se abriu na manhã desta quarta-feira, 06, na estrada Dias Martins no trevo da BR 364, nas proximidades do colégio Armando Nogueira em Rio Branco-AC, causando um imenso engarrafamento de veículos nos dois sentidos da pista.
A erosão foi causada pelo vazamento da rede de água do SAERB e não há informações de feridos e acidentes até o momento.

Os agentes da Policia Rodovária Federal estão no local, orientando os motoristas que precisam fazer um desvio de quase um quilômetro.

Os homens e máquinas do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre-Deracre, já estão no local avaliando a situação para fazer os reparos na rodovia.

Salomão Matos

4 de abr. de 2011

Enchente

Rio Acre começa a atingir vários bairros da parte baixa de Rio Branco


Em Cruzeiro do Sul-AC, o nível do rio Juruá baixou para 12.58m, esta manhã.

O nível do rio Acre baixou 20cm de ontem (03), para esta segunda-feira (04), mas continua acima da cota de alerta (13.50m), e mede 13.89m, segundo o relatório diário da Defesa Civil Estadual.

Por enquanto, não há registro de desabrigados, contudo, a água do manancial alcançou alguns bairros da parte baixa da cidade como Cadeia Velha, Ayrton Sena e 6 de Agosto no Segundo Distrito de Rio Branco.

A situação da enchente é mais crítica no município de Sena Madureira-AC, [cidade distante 154 quilômetros da capital]. Lá o nível do rio Iáco está acima da cota de transbordamento (14m) e está marcando 15.43m em sua calha mais profunda. Algumas famílias dos bairros Cafezal e da Praia do Amarilho, começam a deixar as suas casas.

Em Cruzeiro do Sul-AC, o nível do rio Juruá baixou para 12.58m, esta manhã, mas continua acima da cota de alerta (11.80m). Em Tarauacá, o manancial que leva o mesmo nome da cidade, a situação é tranquila e o seu nível esta em 5.20m.
Salomão Matos