27 de mai. de 2011

Fuso horário

Projeto que altera fuso horário do Acre será analisado na próxima terça

O projeto de lei que altera o fuso horário do estado do Acre (PLS 91/11) deverá ser votado na terça-feira (31), às 9h30, em reunião conjunta nas Comissões de Assuntos Econômicos (CAE), de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), cabendo a esta última decisão terminativa . O senador Luiz Henrique (PMDB-SC) é o relator nas três comissões da proposta de autoria do senador Pedro Taques (PDT-MT). O estudo da matéria será feito em conjunto, mas a votação será feita separadamente.

Em 17 de maio, o senador Delcídio Amaral (PT-MS), que presidia reunião conjunta das três comissões, designou o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) Relator ad hoc da matéria, em substituição ao senador Luiz Henrique. Iniciada a discussão, foram apresentadas duas emendas, de autoria do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). No dia 25, Ricardo Ferraço devolveu a matéria para redistribuição. Os presidentes das três comissões, então, designaram Luiz Henrique relator único do projeto.

O PLS 91/11 altera o artigo 2º do Decreto 2.784/13 para restabelecer o fuso horário aplicável ao estado do Acre, alterado pela Lei 11.662/08, oriunda de projeto de autoria do ex-senador Tião Viana (PLS 305/06), atual governador do Acre, que acabava com o quarto fuso horário brasileiro, até então aplicado ao Acre, eliminando uma das duas horas de diferença em relação ao horário de Brasília.
A população do Acre, na consulta popular convocada pelo Decreto Legislativo 900/09, manifestou desejo de retornar para o fuso horário anterior ao estabelecido pela referida lei. Se for aprovado, o projeto de lei entrará em vigor após decorridos 30 dias de sua publicação oficial.
O referendo ocorreu em 31 de outubro de 2010 e o seu resultado foi proclamado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TER) do Acre e homologado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na consulta, 184.478 eleitores (56,87%) votaram "não" à alteração efetivada na Lei 11.662/08, enquanto 139.891 (43,13%) votaram "sim", computados apenas os votos válidos.

Na justificativa do projeto, o senador Pedro Taques explica que a necessidade da edição de uma nova lei para dar eficácia ao resultado do referendo surge do entendimento da CCJ sobre a matéria, após duas reuniões de debate sobre a Consulta nº 1/11. A consulta foi encaminhada pelo presidente do Senado, inquirindo sobre as providências a serem tomadas pelo Congresso Nacional, tendo em vista o resultado do referendo.

Retrato
Antecedendo os trabalhos da comissão, será realizada a cerimônia de aposição do retrato do senador Garibaldi Alves Filho na galeria dos ex-presidentes da CAE. Atualmente, o senador licenciado desempenha o cargo de ministro da Previdência Social.

Da Agência Senado

Boa notícia para o interior

Caminhão vai ajudar na produção agrícola de Porto Acre
Prefeito de Porto ACre Zé Maria (PT)

Prefeitura comprará caminhão com recursos de emenda apresentada pelo ex-senador e atual governador do estado

Os pequenos agricultores de Porto Acre vão contar em breve com um aliado importante para ampliarem sua produção e melhorarem sua qualidade de vida. Trata-se de um caminhão que a prefeitura do município irá comprar nos próximos dias para transportar seus produtos agrícolas dos ramais até o mercado consumidor do município, de Rio Branco e outras cidades vizinhas.

A compra do caminhão será possível devido aos R$ 162 mil que a Secretaria de Desenvolvimento Regional, do Ministério da Integração Nacional, acaba de depositar na conta da prefeitura. Os recursos são provenientes de uma emenda apresentada pelo ex-senador e atual governador Tião Viana ao Orçamento Geral da União (OGU).

Segundo o prefeito José Maria Rodrigues, o caminhão vai se de grande utilidade para mais de 400 famílias de agricultores de seu município, que já estão tendo seus ramais recuperados pela patrulha mecanizada da prefeitura. “Nossos produtores poderão, agora, levar de maneira mais fácil, mais rápida e mais barata as suas produções para as nossas cidades” disse José Maria.

José  Maria Rodrigues fez questão de destacar “a felicidade” que está sentindo em poder ajudar ainda mais os pequenos agricultores de seu município, responsáveis pela produção de banana, abacaxi, arroz, feijão, milho e outros grãos indispensáveis à mesa dos consumidores das cidades acreanas.

“Estou muito feliz em poder contar com esse caminhão, que foi adquirido graças à atenção que o então senador Tião Viana deu durante todo o seu mandato aos produtores acreanos”, assinalou o prefeito, que sempre procurou buscar em Brasília recursos de emendas orçamentárias para investir na produção rural de Porto Acre.

Para José Maria, a atuação do caminhão, adquirida com uma emenda do ex-senador, vai “casar” com o grande estímulo que o agora governador Tião Viana está dando para ampliar toda a produção agrícola acreana, gerando mais empregos e ampliando mais a renda das famílias do meio rural de todo o estado.
 

Contrabando

PRF apreende duas carretas com contrabando da Bolívia

1.062 caixas de material hospitalar e farmacêutico eram transportados por três peruanos nos dois veículos

Três estrangeiros de nacionalidade peruana foram presos na madrugada desta sexta-feira (27), por patrulheiros da Policia Rodoviária Federal, transportando em uma carreta e um caminhão, 1.062 caixas de produtos contrabandeados da Bolívia.

Os veículos e os produtos, sendo na maioria material hospitalar e farmacêuticos, foram levados para a sede da Policia Federal para perícia.

Os três peruanos, presos em flagrante devem ser conduzidos ainda esta manhã ao presídio estadual Dr. Francisco de Conde.

Salomão Matos

26 de mai. de 2011

Dinheiro? O gato comeu!!!

Alagados cobram “sacolão, dinheiro e colchões” do governo

 Dezenas de moradores do bairro Taquari, que alegam terem sido enganados pelo Governo do Estado, ocuparam as galeria da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na manhã desta quinta-feira, 26, até serem recebidos pelo presidente da Casa, deputado Elson Santiago (PP) e os dois membros da Comissão dos Direitos Humanos, deputados Walter Prado (PDT) e Major Rocha (PSDB).

Os moradores cobram os sacolões que os representantes do governo alegam ter distribuído. As vítimas da enchente cobram ainda, os supostos recursos que seriam distribuídos pela Caixa Econômica Federal. Foi solicitado, segundo eles, que fosse feita a abertura de uma conta, mas até o momento nada foi depositado.
“Nunca recebi nada, além de o abrigo no Parque de Exposições e alimentação durante a permanência no local. Quero saber onde foi para o dinheiro que o governo falou que iríamos receber”, diz moradora Maria Firmino.
Após a sessão solene de Integração Peruana, os moradores foram recebidos pelo presidente da Casa. Santiago, após ouvir as reivindicações, pediu que fosse formada uma Comissão que será recebida amanhã, na Aleac.
- A Comissão vai detalhar melhor o que eles estão reivindicando e este parlamento vai averiguar os fatos – disse Elson Santiago.

Fonte: ac24horas

Não terá mais vestibular na UFAC esse ano

ENEM irá substituir o Vestibular da UFAC

Reitora da UFAC Olinda Batista
Quem quiser ingressar na UFAC terá de fazer o exame do Enem. O exame do vestibular está cancelado esse ano.


A Reitora da Universidade Federal do Acre - UFAC, Olinda Batista, disse na manhã desta quinta-feira (26), que o Vestibular  da instituição será substituído totalmente pelo Exame Nacional do Ensino Médio - Enem.
Segundo Olinda Batista, o Conselho da UFAC decidiu ontem (25), que a universidade aderiu ao Enem e todas aquelas pessoas e alunos do ensino médio que queiram ingressar na Universidade Federal do Acre, terão que fazer o exame e outras orientações serão dadas partir da próxima segunda-feira (30), na própria UFAC.

“Nesse momento, recomendamos que todos que pretendem uma vaga se inscrevam de 23 de maio até o próximo dia 10 de junho. Não haverá vestibular esse ano, contudo (...) isso não significa que não teremos mais o certame, pois se essa experiência não for positiva é claro que voltaremos a modalidade anterior de seleção dos candidatos. Eu repito: não teremos vestibular esse ano. A seleção será exclusiva pelo Enem, por isso se inscrevam o quanto antes”, orientou.

Olinda Batista disse também que os critérios de seleção dos candidatos serão definidos pela própria Ufac. As inscrições no Enem podem ser feitas na página do Ministério da Educação - MEC e a taxa é de R$ 35. Candidatos que ainda não concluíram o ensino médio não pagam a inscrição.

Salomão Matos

Farra na AME


Farra com dinheiro da Associação dos Militares

Aos poucos os militares estão tomando conhecimento dos estragos e sucateamento da Associação dos Militares Estaduais do Acre (AMEAC) protagonizado pelos sargentos Natalício Braga e Ginaldo. Depois do susto com o saldo de pouco mais de 2 mil reais na conta bancária, a surpresa desta vez veio com a fatura da conta telefônica.

Em uma das faturas do telefone número 8401-6467, em posse de Gilnaldo, por exemplo, o total a pagar foi de 1.338,99 (um mil trezentos e trinta e oito reais e noventa e nove centavos), referente ao mês de maio, mês em que tanto Ginaldo quanto Braga estavam “sumidos” e não chegaram a abrir a sede da associação.

Em uma analise minuciosa da conta, os militares constataram o abuso de ligações interurbanas. Ao todo, foram 7 sete ligações para Goiânia, 6 para Manaus, 4 para Boa Vista, 2 para São Paulo e uma para Cuiabá. Leia mais: http://a4demaio.blogspot.com/2011/05/farra-com-o-dinheiro-dos-associados.html


Em defesa da Família

Juristas, políticos e religiosos discutem mudanças em leis

No próximo sábado, (28) no colégio Alternativo, um grupo de especialistas em direito, religiosos e políticos vão debater sobre as grandes mudanças que irão acontecer na constituição com a aprovação das leis de combate a homofobia, legalização do casamento homossexual e apologia ao movimento GLBT.

O evento é uma realização do gabinete do deputado federal Henrique Afonso (PV), o 2º vice presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família. Para o parlamentar “nunca a família brasileira foi tão atingida no intuito de ter os valores desconstruídos. Várias ações políticas até mesmo consideradas inconstitucionais estão banalizando a vida humana, e a sociedade num geral precisa entender o que está acontecendo, não só do ponto de vista religioso, cristão, mas também referente as questões do direito, por isso estamos realizado vários seminários que abordam o tema família e vamos encerrar o evento com uma grande noite de clamor em defesa da família brasileira em frente ao Palácio Rio Branco” declarou Henrique Afonso.

Um dos coordenadores do evento, o advogado e pastor Ildson Viana esclarece que a intenção da semana não é combater os projetos de leis, mas sim fazer com que toda a sociedade conheça verdadeiramente a PL que tramita na câmara federal. “Queremos mostrar os principais valores familiares, e sobretudo abordando o direito e a família. Na questão da PL 122 vários juristas já encontraram 14 inconstitucionalidades, esta é a “lei do previlégio”, percebemos que os adeptos do homossexualismo estão sendo privilegiados em detrimento aos heterossexuais, e através dos seminários vamos abordar profundamente estas temáticas” disse o pastor.

Durante o evento vai acontecer a condecoração das bodas de ouro, onde vários casais que completaram 50 anos de casados serão homenageados. Na segunda-feira, (30) o evento se encerra em frente ao Palácio Rio Branco, com a participação de várias igrejas da capital e a participação do cantor gospel Marcelo Aguiar. 

(Assessoria do Parlamentar)


25 de mai. de 2011

VERGONHA: Jornalistas do Acre em terra de muro baixo

A convocação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre- SINJAC para o manifesto em prol da LIBERDADE DE EXPRESSÃO e contra as INJUSTIÇAS praticadas aos profissionais de imprensa na manhã desta quarta-feira (25), mostrou "todo poderio da mídia do Acre e o quanto ela é unida". Parece piada, mas apenas este blogueiro e o fiel escudeiro da expressão Antônio Klemer, compareceram na frente do palácio Rio Branco as 9h, como marcado..


Nem mesmo o presidente do SINJAC, o repórter fotográfico Marcus Vicente, foi visto no manifesto. Para Klemer, "falta muita união e as pessoas só darão crédito a liberdade de se expressar de fato, quando esses lhes forem cerceado o direito", lamentou. Confira quem foi:
Jornalista Antônio Klemer




24 de mai. de 2011

Descoberta


Fóssil de jacaré que viveu há 8 milhões de anos é achado no Acre

Animal foi descoberto há 12 anos, mas estava guardado em laboratório.
Fragmentos da mandíbula direita está sendo estudado por especialistas.

Fragmentos da mandíbula direita de um jacaré de médio porte que teria vivido há 8 milhões de anos na Amazônia foi identificado por pesquisadores da Universidade Federal do Acre (UFAC). O fóssil havia sido descoberto em 1999 no município de Senador Guiomard, às margens do Rio Acre, mas até então estava guardado no Laboratório de Paleontologia da universidade.

Segundo o doutor em paleontologia e especialista em jacarés fósseis Jonas Pereira de Souza Filho, que também é professor associado da UFAC, é comum os laboratórios deterem material de campo que não é aberto nem estudado de imediato. Uma análise mais detalhada desse animal, que tinha cerca de 2,5 metros, está sendo feita. O réptil se assemelha ao atual jacaretinga (Caiman crocodilus), que habita a região, mas a diferença é que aquele tinha um focinho mais alongado.

O nome oficial da nova espécie ainda está em discussão, mas deve homenagear a região amazônica. Os pesquisadores preparam agora um artigo científico sobre a descoberta, o que deve ser apresentado em setembro durante um encontro na Argentina sobre paleontologia de vertebrados. O passo seguinte será publicar o achado em uma revista científica.

Segundo Jonas Filho, o Acre está em uma zona de sedimentação propícia para a fossilização. Essa pequena parte da mandíbula, portanto, pode ser o indício de que outros animais, ainda inéditos para a ciência, podem ser encontrados no futuro. “Ainda há muita coisa para se descobrir e falar sobre a nossa pré-história. Essa é apenas a ponta do iceberg da paleontologia”, disse.
Em 1986, foi localizada no Acre a peça mais completa do jacaré gigante Purussaurus brasiliensis, um dos maiores predadores que já viveu na Amazônia. Além disso, o estado é uma importante fonte de informações pré-históricas: nele já foram identificados quase 300 geoglifos, desenhos no solo que podem ter sido feitos por antigas civilizações.


Fonte: G1 

23 de mai. de 2011

Isolamento perto do fim
Quem vive nos confins do projetos de assentamento Tocantins, em Porto Acre, [município localizado a 54 quilômetros de Rio Branco], recebeu no final de semana com grande expectativa, a comitiva da prefeitura daquela cidade, ao anunciar o início das obras de raspagem e piçaramento dos ramais Nova Aliança, Pico do Meio, Seringueira, Capixaba e Boa Esperança.
Morando no Tocantins a 14 anos, o pequeno agricultor José Aurélio Brandão, disse que no ano passado, perdeu tudo que plantou por não ter como escoar seus produtos.
Para ele, a chegada das máquinas da prefeitura trouxe de volta o ânimo de poder plantar novamente e agora, acredita que “pelo menos estamos vendo alguém fazer alguma coisa. Só de ver esses tratores e maquinário trabalhando para a melhoria dos ramais, ai já nos deixa mais esperançoso”, disse animado.
Zé Maria (PT) montou gabinete político nas Quatro Bocas
Para o prefeito da cidade Zé Maria, disse que pretende até o final do ano fazer 300 quilômetros de ramais e asfaltar todo o ramal que dá acesso ao município do Bujarí e o ramal da Castanheira que liga as Quatro Bocas no Tocantins.
-A prioridade no momento, é fazer logo os corredores por onde o transporte escolar passa e desfazer os atoleiros para que as máquinas possam passar e acabar de vez com o isolamento dessas famílias. Sem condições de tráfego, essas pessoas não podem tirar o seus sustento da terra”, garantiu.
A prefeitura de Porto Acre, conta com o apoio do governo do estado que cedeu máquinas, tratores e caçambas, além de óleo diesel. Os recursos empregados serão na ordem de mais de um milhão de rais.
Salomão Matos

Abuso

Pelotão Florestal de Sena continuam aterrorizando pequenos agricultores
A denúncia de que agentes do Pelotão Florestal do município de Sena Madureira continuam aterrorizando pequenos agricultores da zona rural da cidade, foi feita na manhã desta segunda-feira (23), no programa Gente em Debate da Rádio Difusora Acreana.
Segundo a senhora Ivone que mora no seringal Macauã, disse que depois de muitos anos morando de favor dentro de pequenas embarcações as margens do rio Yáco, conseguiu tirar madeiras suficiente para construir uma casinha, quando os agentes do Pelotão Florestal, armados de fuzil a obrigaram a levar a madeira de volta para a floresta.
Chorando bastante ao telefone, dona Ivone pedia “pelo amor de Deus me ajudem. Eu nunca exporei madeira ilegal e só tirei a madeira porque eu não tenho casa onde morar. Eu só quero um lugar para morrer em paz”, dizia.
Revoltado com a situação, o jornalista Washington Aquino, se comprometeu em procurar pessoalmente o promotor de Sena Madureira, onde pretende formalizar a denúncia de abuso de autoridade contra os agentes florestais.
Salomão Matos- com informações da Rádio Difusora Acreana