25 de mar. de 2011

Denúncia

Criador de pássaros denuncia perseguição pelo Ibama
Denilson mostra espece de Curió reproduzido em cativeiro
O autônomo Denilson Saldanha, que cria pássaros exóticos faz 32 anos, diz que os fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente-IBAMA, vem multando sem motivo os criadores de passarinhos mesmo esses estejam totalmente legalizados.

Denilson conta por exemplo, que o Ibama é o único orgão responsável por emitir as anílhas que é o documento de indentificação de pássaros e o orgão não dispõe do equipamento que serve como um anel colocado na perna da ave, alegando que não tem recursos para compra-los e vender aos criadores.

Na casa de Denilson, existem dezenas de pássaros de várias espéces como Canário Belga, Piriquito Australiano e Curiós. Orgulhoso, ele faz questão de mostrar que os passarinhos estão se reproduzindo em cativeiro, mas alega que vai ter que soltá-los na natureza porque o Ibama não emite o certificado das novas crias e teme ser multado.

Procurado para falar sobre a denúncia, no setor de Fauna do Ibama, ninguêm foi localizado.

Salomão Matos

Campeonato Estadual

Estrelão faz coletivo hoje á tarde no José de Melo

O time do Rio Branco Futebol Clube, realiza na tarde desta sexta-feira, 25, mais um treino coletivo no estádio José de Melo, visando  o jogo contra o time do Alto Acre, no próximo domingo, no município de Epitaciolândia-AC, pelo Campeonato Estadual.

O técnico do time estrelado Ico, disse que vai manter o mesmo esquema do jogo passado, usando três volantes para o jogo fora de casa. O jogo entre Rio Branco e Alto Acre, será no estádio Antônio Araújo, a partir das 18h.

Salomão Matos

Crime Ambiental

Pelotão Florestal apreende carregamento de madeira clandestina

Através de uma denúncia anônima, os agentes da Policia Ambiental do Acre, apreenderam na manhã desta sexta-feira, 25, na região do Distrito Industrial de Rio Branco, um carregamento de aproximadamente 9 metros cúbicos de madeira clandestina sem o Documento de Origem Florestal- DOF.

Preso em flagrante, o motorista do caminhão placas MZQ 6327, Francisco Gomes da Costa, disse que sabia que transportar madeira sem autorização dos orgãos ambientais é crime mas alegou que "a burocracia para tirar um licença é muito grande por isso mesmo eu resolvi arriscar", disse.

Para sub-tenente Veríssimo que comanda o pelotão ambiental, disse que nos último dias tem recebido muitas denuncias anônimas e apesar do efetivo ser pequeno, todas estão sendo checadas.

Segundo ainda o oficial, Francisco será levado para delegacia onde vai responder na justiça pelo crime ambiental. A madeira e o caminhão apreendidos, serão entregues ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente do Acre-IBAMA,

Salomão Matos

Enchente

Rio Juruá em Cruzeiro do Sul continua desabrigando famílias

A Defesa Civil Estadual, emitiu novo boletim informativo na manhã desta sexta-feira, 25, dando conta que em Cruzeiro do Sul-AC, [município distante 760 quilômetros da capital], a situação é bastante crítica, dado a enchente do rio Juruá que ultrapassou a cota de trasbordamento e mede esta manhã 13.34m, desabrigando dezenas de famílias que moram na parte baixa da cidade.

O ginásio de esportes Alailton Negreiros está servindo de abrigo ás famílias atingidas e tendo e vista que o manancial continua enchendo, outros prédios e repartições públicas estão sendo preparados.

Segundo oficial Bombeiro Cristian Melo, que monitora so rios acrenaos diáriamente, a enchente do Juruá é causada pelo seu fluente rio Moa que recebe muita água nas cabeceiras. A todo momento a D.C, recebe pedidos de ajuda de pessoas querendo deixar suas casas.

O prefeito da cidade Vagner Sales, acompanha pessoalmente o trabalho de retiada das famílias e vem dando todo apoio, como alimentos, roupas e material de higiêne.

Confira como está o nível de outros rios que banham cidades no Acre:

Rio Iáco em Sena Madureira- 13.07m
Rio Taracá em Tarauacá- 6.05m
Rio Acre- Rio Branco- 8.84m

Salomão Matos

Tudo ficha limpa


PP e PSDB podem fazer mais um deputado na Aleac

Após a decisão no ultimo dia 23,  por 6 votos a 5, pelo Supremo Tribunal Federal (STF) dando conta que a Lei da Ficha Limpa não deveria ter sido aplicada nas eleições do ano passado, impugnando os votos dos candidatos considerados ficha suja torna sem efeito e passam a valer para as legendas e partidos.
Deve haver uma reviravolta e troca de cadeiras também na Assembléia Legislativa do Acre, a exemplo do que já vem ocorrendo no Senado e na Câmara Federal em Brasília.
Segundo o Diretor Geral do TRE-AC, Marcus Vinicius, “a partir da publicação do acordão do Superior Tribunal Eleitoral haverá um novo reprocessamento na contagem de votos no estado, considerando os votos de cada coligação e dos candidatos que tiveram seus votos anulados, equacionando o que chamamos de coeficiente eleitoral”, explicou. 
Para Vinicius, ainda é impreciso e cedo dizer que determinada coligação possa fazer mais uma cadeira na câmara da ALEAC, mas lebrou que houve coligações que por muito pouco deixaram de fazer mais um deputado, como o Partido Porgressista (PP) e o Partido Social Democráta Brasileiro (PSDB).  Cauteloso, Vinicius disse que “somente após esse reprocessamento de votos que não foram contabilizados é que saberemos o que vai mudar de fato”, disse.
Das coligações e candidatos que não foram contabilizados os votos, somam-se as do PP dos candidatos José Bestene que obteve 1.664 votos e de Vilceu Ferreira que obteve 575 votos, totalizando 2.239 votos.
Já pela coligação PSL/PSDB, os votos não contabilizados somam 1.194 votos, do candidato Bebeto Júnior.
Animado com a decisão do STF e já de olho em uma das cadeiras na assembléia legislativa, o candidato tucano Luiz Gonzaga, que obteve 4.008 votos na eleição passada, de Cruzeiro do Sul, disse por telefone que aguarda ancioso o reprocessamento dos votos e que, “eu não fui eleito por muito pouco e agora com essa nova recontagem de votos validando os votos do Bebeto, eu tenho quase certeza que nós vamos assumir essa vaga na Aleac. No lugar de quem eu ainda não sei,  mas que vamos assumir isso vamos”, garante.
Salomão Matos

24 de mar. de 2011

Depois de ovelhas agora é pinto

Produtores rurais de Jordão-AC, recebem 3 mil aves para fortalecer cadeia alimentar

O governador do Acre Tião Viana, fez entrega na manhã desta quinta-feira, 24, aos produtores ruras do município de Jordão-AC, [extremo norte do estado], entrega de três mil pintos para fortalecer a produção da cadeia alimentar.

Além das aves, os produtores também receberam ração. O governador prometeu ainda na ocasião, pavimentar todas as ruas do município esse ano e asfaltar 11 quilômetros de estradas na região do rio Murú em Tarauacá-AC, o que vai garantir o escoamento da produção agrícola no período das chuva.

Salomão Matos

Delegado Bayma continua preso


Mérito de H.C em favor de Carlos Bayma é retirado de pauta na Vara Criminal

O Desembargador Pedro Ranzi, juiz responsável por analisar o mérito do Habeas Corpus, na manhã desta quinta-feira, 24, em favor do delegado Carlos Bayma, preso no ultimo dia 14, acusado de coagir testemunhas para mudar depoimentos no caso que investiga o assassinato do presidente da câmara de Acrelândia-AC, Pinté, foi retirado de pauta na Vara da Criminal de Rio Branco.

Os motivos, que levaram o juiz a não apreciar o mérito do H.C, hoje, se deve ao fato das  audiências que acontecem na comarca de Acrelândia desde ontem 23, onde ao menos 50 testemunhas estão sendo ouvidas.

Salomão Matos

Enchente

Em Cruzeiro do Sul-AC famílias começam a pedir ajuda para deixar suas casas
Com o transbordamento do rio Juruá, que banha a cidade de Cruzeiro do Sul-AC, dezenas de famílias atingidas pela enchente já começaram a pedir o auxílio da Defesa Civil Estadual, para deixar suas casas.

Apesar do nível do rio Juruá ter se mantido estável de ontem para esta quinta-feira, 24, medindo 13.28m, em sua calha mais profunda, as água chegou a  invadir dezenas de casas nos bairros da Várzea e Praia. A previsão é que a situação piore ainda mais, tendo em vista que o afluente rio Moa, recebeu muita água da chuva de ontem para hoje em suas cabeceiras e a previsão e que a situação se agrave.

A D.C, ainda não sabe precisar quantas famílias no total estão em situação de risco, mas o prefeito Vagner Sales,  que acompanha pessoalmente a retirada dessas pessoas alagadas, colocou toda estrutura [prédios e escolas públicas] para serem transformados em abrigos improvisados.

Em Sena Madureira-AC, o nível do rio Iáco estabilizou e ha sinal de vazante, medindo somente esta manhã 13.30m e em Tarauacá-AC, o rio que banha a cidade e leva o mesmo nome, a situação é considerada normal e esta medindo 5.15m.

Em Rio Branco, o nível do rio Acre continua baixando e pelo monitoramento diário da D.C, a marca da régua está com 9.18m.

Salomão Matos



Roubo na saúde do Acre

Processo encontra-se no Ministério Público desde setembro de 2010

Mesmo com a declaração de existência do desvio de R$ 843 mil no esquema de passagens da UTI no Ar, maior escândalo da saúde do Acre, os principais acusados de arquitetarem o esquema, sequer foram ouvidos. A denúncia feita no mês de agosto do ano passado ao Ministério Público Federal [MPF] declinou para o Ministério Público Estadual [MPE] no dia 01 de setembro.
A reportagem do ac24horas conversou por telefone ontem pela manhã com o empresário Mario Jorge, apontado nas declarações do ex-superintendente da Fundhacre, Sérgio Roberto, como autor do esquema que desviou recursos públicos com a montagem de processos fraudulentos de venda de passagens para a UTI no Ar, através do Tratamento Fora de Domicílio – TFD.
- Não quero dar nenhuma declaração, o processo esta sob judice, lá eu devo falar, prefiro ficar em silêncio – disse Mario Jorge.
Antes uma senhora que não se identificou e que atendeu ao telefone da empresa de Viagens Nilces Tur, disse que a agência fechou as portas recentemente. Ela não comentou os motivos da suposta falência. Mario Jorge também não tocou no assunto. Com voz branda, ele chegou a confirmar não ter sido ouvido ainda na apuração do processo.
Segundo a reportagem investigou, a denúncia feita por Alexandre Araripe foi protocolada em agosto do ano passado. Em sua declaração, Sérgio Roberto disse que no dia 13 de dezembro, tomou as providências necessárias para apuração da fraude de venda de passagens aéreas da UTI no Ar.
Ainda segundo informações apuradas pela reportagem, o processo que está na mesa da doutora Valdirene Oliveira da Cruz Lima Cordeiro, não se resume apenas nas denuncias de direcionamento de exames e passagens da UTI, mas aponta várias ações de malversação de recursos públicos dentro da Fundação Hospitalar do Acre. A assessoria do MPE informou que a promotora da Promotoria Especializada de Defesa do Patrimônio Público e Fiscalização das Fundações e Entidades de Interesse Social, está viajando.
 Fonte: ac24horas

23 de mar. de 2011

Pedofilia no interior do Acre

Pastor evangélico é acusado de pedofilia em Tarauacá-AC

O pastor José Elias Galvão, que congrega em uma igreja  protestante no município de Tarauacá-AC, vem sendo procurado pela policia, acusado de crimes de pedofilia e porte ilegal de armas.
O mandado de prisão e busca na residência do religioso foi expedido pela única Vara Criminal do município a pedido do Ministério Público Estadual.
Na casa dele, foram encontrados fotos [em um computador] de crianças menores de idade em poses eróticas e praticando sexo, além de armas e munições.
O delegado responsável pela investigação, Diogo Cavalcante, disse que o pastor está foragido da cidade.
Salomão Matos, com informações da Rádio Difusora Acreana

Boa medida

Tião Viana promete demitir servidor público pego dirigindo sob efeito de álcool

Um carro oficial do governo, a serviço da Secretaria de Obras, de placas MZV 5415, foi flagrado na fronteira do Acre com a Bolívia.
O senador Anibal Diniz (PT/AC), escreveu em seu microblog na rede social do twitter na manhã desta quarta-feira, 23, que o governador Tião Viana, durante lançamento da campanha Paz no Trânsito esta manhã, prometeu demitir qualquer funcionário público que forem flagrados dirigindo sob efeito de bebida alcoólica.
No último final de semana,  um carro oficial do governo, a serviço da Secretaria de Obras Publicas do Estado, de placas MZV 5415, foi flagrado na fronteira do Acre com a Bolívia. Resta saber se o veículo estava a serviço da sceretaria e se providencia também serão tomadas contra o uso do patrimônio público para fins particulares.
Salomão Matos

Bem feito

Delegado de Porto Acre pode ser afastado do cargo por manter delegacia fechada

Frederico Tostes já responde alguns inquéritos administrativos, podendo inclusive ser afastado do cargo.
O Corregedor Geral da Policia Civil no Acre, Dr. André Luiz Monteiro, através de sua assessoria de comunicação, informou na manhã desta quarta-feira, 23, que já tomou todos os procedimentos contra o delegado titular da Delegacia do município de Porto Acre, Frederico Tostes, por ele não comparecer ao seu local de trabalho, mantendo o prédio fechado naquela cidade, impedindo que o cidadão possa registrar uma simples queixa crime.
Segundo ainda a assessoria, já ficou comprovado que o delegado Frederico Tostes, vem realmente se ausentando do seu local de trabalho e este, mesmo antes das denúncias apresentadas, a corregedoria já havia tomado conhecimento e ele já responde alguns inquéritos administrativos, podendo inclusive ser afastado do cargo. 
Salomão Matos

22 de mar. de 2011

Utopia

A lei e a comoção popular por uma mídia corrupta em um estado de faz de conta

Em meus dezessete anos de profissão, definitivamente chego a conclusão de que, a maioria das leis no Brasil só funcionam na base da comoção popular intermediada pela mídia no país, dando a sensação á sociedade de insegurança, impunidade e que tudo e todos os crimes não fossem pela mão da velocidade da informação, nada sairia do papel e os responsáveis por fazer valer essas pseudos leis constitituidas, jamais tirariam as suas bundas de seus confortáveis gabinetes com ar refrigedado.

Agora mais uma vez no sul do país, (pautados), grupos do Ministério Público Federal, peritos do Instituto Nacional de Criminalística, da Polícia Federal, profissionais e consultores da Secretaria de Direitos Humanos e até mesmo da Presidência da República, na tentativa de fazer um faz de conta que “desejam elucidar crimes do passado”, realizam buscas de restos mortais das vítimas e ex combatentes da ditadura, enquanto crimes recém praticados, são literalmente jogados para debaixo do tapete, em sua grande maioria.

Digo aqui mais perto de nós, “na terra de muro baixo” em comparação o caso do menino Fabrício Augusto de 16 anos, onde a família sofre até hoje e mesmo depois de um ano do seu assassinato, seis criminosos confessos presos, a policia jamais deu qualquer satisfação plausível á família ou á sociedade em geral, limitando-se em dizer que o caso foi elucidado, mesmo sem ter a mínima noção do paradeiro do corpo do garoto.

Discursos para grego ver e ouvir, é bem o que tem feito a Frente Popular, em seus 12 anos de governo no Acre. Com a maioria da imprensa local comprada no estado, aplaudindo em notas sensacionalistas e em suas manchetes contando maravilhas de “um estado de primeiro mundo”, o povo vai sofrendo, porque o papel de quem deveria bem informar, vem sendo substituído por míseros trocados no fim de cada mês, em forma de salário e de calar as suas dignidades em quanto poderiam ser formadores de opinião, como bem foram ensinados nas escolas ou nos bancos das redações.

Vangloriando-se de ter colocado um fim no famigerado Esquadrão da Morte no Acre e de pagar o salários de seus servidores públicos em dia (o que não é mais que a obrigação), a FPA, não conta, que todos os acusados á época estão soltos, restando apenas um ex coronel da PM, combalido pela doença que o consume e a loucura que o atormenta, numa tentativa desesperadora de provar que “os crimes imputados á ele” não passam de uma armação política e dos próprios juízes, que foram denunciados pelo “Chefe do Esquadrão” de aumentar indevidamente os seus salários em mais de 40% e que para silenciá-lo o colocaram atrás das grades.

Pelo que toca os servidores públicos, e seus parcos salários, o que vemos é um amontoado de devedores de Bancos, que a cada dia faz engrossar a lista negra dos serviços de proteção ao crédito e sem representatividade sindical, assim como bem disse no parágrafo anterior, (como a maioria dos jornalistas), estão nas mesmas mãos de quem governa esse estado e ainda teimam em dizer, que aqui é o melhor lugar para se viver. Vocês acreditam em contos de fada? Eu não.

Salomão Matos É acreano, Repórter, ex produtor e Chefe de Reportagem da afiliada da  Globo no Acre, atualmente escrevendo no site ac24horas e neste humilde blog da verdade

Piada da semana

Governador quer futebol acreano na Série A em 2014

Como diz um colega de profissão: “me mata de vergonha”


O governador Tião Viana assinou convênio investindo mais de 700 mil (R$ 718 mil) no futebol local. A assinatura aconteceu com a presença dos clubes do presidente da Federação de Futebol, Antônio Aquino, o Toniquim. Durante o evento o governador manifestou um desejo e um objetivo de seu governo para o futebol.

Enchente

Rio Juruá em Cruzeiro do Sul-AC já desabriga famílias no Bairro da Praia



Com o transbordamento do rio Juruá, que banha a cidade de Cruzeiro do Sul-AC, [município distante 760 quilômetros da capital], dezenas de casas já foram atingidas pela enchente nesta terça-feira, 22, e a previsão e que mais famílias sejam afetadas pelas água do manancial nas próximas horas.

A enchente do rio Juruá que mede esta tarde em sua calha mais profunda, 13.34m, é ocasionada pela cheia do rio Purus que nos últimos dias subiu mais de dois metros. O Bairro da Praia é o mais atingido.

Por problemas de comunicação na telefonia, a Defesa Civil Estadual, não está conseguindo dados precisos de quantas pessoas ao todo estão sem abrigos nesse momento, mas informou que um plano de contingência já foi montado para auxiliar quem precise deixar as suas casas e serem levadas para abrigos improvisados.

Salomão Matos

Ossada encontrada em açude não é humana atesta IML

Diâmetro dos ossos não são compatíveis com os de um ser humano diz diretor do IML

Uma ossada encontrada em um açude no quilômetro 62 da BR 364, ontem (21), que possivelmente fossem ossos humanos, foi descartada em primeira análise feita por peritos do Instituto Médico Legal do Acre.

A constatação preliminar foi dada na tarde desta terça-feira, 22, pelo diretor do IML, Dr. Rui Charles.

Para ele, “o diâmetro dos ossos não são compatíveis com os de um ser humano, pois são bem maiores e provavelmente os ossos encontrados sejam de uma carcaça de um boi ou outro animal de grande porte”, disse.

A notícia dos legistas, colocou por terra as esperanças da família do garoto Fabrício Augusto de 16 anos, desaparecido faz mais de um ano, que creditava ser dele os ossos encontrados, já que os seis acusados presos pelo seu assassinato, jamais revelaram o paradeiro do corpo do garoto.

Salomão Matos

Elas com a mão na graxa:

Curso de mecânica para mulheres no Acre

Durante o treinamento elas terão a possibilidade de aprender sobre detalhes do funcionamento de uma moto, manutenção, procedimentos de emergência e inspeção mecânica

Como parte das comemorações do mês da mulher, o governo do Estado, por meio da SEPMulheres, do Detran/AC e da secretaria de Pequenos Negócios em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Automotiva (Senat) realizam a partir de terça-feira, dia 22, o curso Mecânica com Batom de noções básicas de oficina para motos.

Trinta mulheres foram classificadas em meio a mais de 40 inscrições. O pré-requisito para fazer parte do curso era estar desempregada e ter interesse em entrar no mercado de trabalho. “A procura foi grande. Muitas mulheres interessadas em participar. E para nós, da SEPMulheres é um desafio incluir essas pessoas no mercado de trabalho e ainda mais em um meio considerado masculino”, comentou a coordenadora de inclusão sócio-produtiva da SEPMulheres, Maria das Graças Miranda.

“Estou empolgada e muito feliz. Além de ser uma novidade mulheres na mecânica de motos, existe a possibilidade de termos nosso próprio negócio”, disse Gislene Antônio dos Santos, uma das classificadas. “Trabalhei na construção civil como apontadora, mas desde novembro estou desempregada e preciso de um trabalho para sustentar meus quatro filhos. Graças ao governo do Estado a oportunidade apareceu. Vou agarrar com todas as forças”, concluiu Gislene.

Durante o curso elas terão a possibilidade de aprender sobre detalhes do funcionamento de uma moto, manutenção, procedimentos de emergência, inspeção mecânica com aulas práticas e teóricas. As aulas serão de segunda a sábado, das 14 às 18 horas, no Senat, durante duas semanas. “Essas mulheres terão a oportunidade de, ao fim do curso, entrar no mercado de trabalho com uma excelente formação. Nas aulas práticas vão poder conhecer e viver a rotina das oficinas e aprender a lidar com as dificuldades comuns à profissão”, disse Antônia Márcia Ferreira, coordenadora do Senat no Acre.

“Realmente é fantástica e ousada a inclusão das mulheres em um setor até o momento dominado pelos homens. A secretaria de Pequenos Negócios vai se dispor a dar continuidade a essa iniciativa às mulheres que quiserem abrir um negócio. Vamos oferecer curso de empreendedorismo e corporativismo para que elas tenham condições de abrir seu próprio negócio”, enfatizou o Secretário de Pequenos Negócios, Carlos Reis.

A diretora do Detran/AC acredita nesse tipo de parceria. "É muito importante estabelecer parcerias como estas, no sentido de fortalecer a participação das mulheres na sociedade e enalterecer suas competências. Além disso, é um passo para desmistificar que elas não são capazes de desempenhar funções essencialmente masculinas, como é o caso da mecânica", salientou Sawana Carvalho.

No primeiro dia todas as alunas terão a possibilidade de participar de um atendimento de saúde e beleza. ”A SEPMulheres se preocupa com o bem estar de todas as mulheres. E vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para mostrar o caminho que elas precisam seguir e ficar atentas para qualquer necessidade. O governo quer estar ao lado das mulheres. E estaremos junto delas”, conclui a secretária Concita Maia.
 Fonte: Assessoria SEPMulheres

Feminismo exagerado?

Lei Maria da Penha pode sofrer golpe do STF

MP afirma que lei é inconstitucional

A severidade da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06), que proíbe a suspensão condicional da pena – mesmo nos casos de condenação do réu a pena igual ou inferior a um ano – vai estar em jogo na sessão plenária do Supremo Tribunal Federal da próxima quinta-feira. Em pauta, o julgamento de habeas corpus ajuizado pela Defensoria Pública da União em favor de um apenado, sob a alegação de que o artigo 41 da Lei Maria da Penha é inconstitucional por violar “os princípios da igualdade e da proporcionalidade”, presentes no tratamento que a Lei 9.099/95 (Lei dos Juizados Especiais) dá aos crimes considerados de menor potencial ofensivo.

O relator da matéria é o ministro Marco Aurélio que, recentemente, concedeu liminar em mandado de segurança para suspender ato do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que afastou de suas funções o juiz Edilson Rodrigues, de Sete Lagoas, que se recusava a aplicar a Lei Maria da Penha, tachando-a de “conjunto de regras diabólicas” e produto de “um feminismo exagerado”.
O ministro Marco Aurélio, no entanto, naquela decisão, não entrou no mérito da Lei 11.340, limitando-se a considerar a punição “inadequada”, por não ter o CNJ competência para afastar de suas funções um magistrado em função de “considerações tecidas de forma abstrata”, em sentença judicial. Ele é também o relator de uma ação declaratória de constitucionalidade (ADC 19), proposta em dezembro de 2007, pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o objetivo de reforçar a Lei Maria da Penha, “que está em conformidade com a diretriz internacional adotada por diversos países, a fim de coibir a violência doméstica ou familiar contra as mulheres”.
Do JB

Enchente

Transbordamento do rio Juruá em Cruzeiro do Sul preocupa Defesa Civil do Acre

O nível do rio Juruá, em Cruzeiro do Sul-AC, está com 22cm, acima da cota de trasbordamento.
A marca começa a preocupar as autoridades da Defesa Civil Estadual. Segundo o relatório diário da D.C, a medição do manancial apresentada na manhã desta terça-feira, 22, é de 13.22m e continua subindo bastante pois o rio recebe muita água do rio Purus.
Ainda não há registro de desabrigados mas um plano de contingência já foi montado em caso de a situação se agravar.
Já em Sena Madureira, o nível do rio Iáco baixou e esta com 13.36m e o rio Tarauacá que banha a cidade que leva mesmo nome do município acreano, mede 7.15m em sua calha mais profunda.
O nível do rio Acre, que banha a capital, esta medindo somente 9.16m.
Salomão Matos

Caso Pinté

Justiça nega Mandado de Segurança a ex-prefeito de Acrelândia

O Juiz de Direito Substituto Gilberto Matos, que responde pela Comarca de Acrelândia, negou o Mandado de Segurança nº0001181-68.2010.8.01.0006, impetrado pelo ex-prefeito do município, Carlos César Nunes de Araújo. Ele é acusado de envolvimento no assassinato do Presidente da Câmara Municipal da localidade, Vereador Fernando José da Costa, mais conhecido como "Pinté".

Carlos de Araújo questionou a legalidade dos procedimentos e a competência da Câmara de Vereadores para julgá-lo pelas supostas infrações político-administrativas. Mas o juiz considerou improcedente o pedido, destacando que não observou qualquer demonstração de ilegalidade ou abuso de poder por parte das autoridades.

Vereadora Maria da Conceição Araújo

Gilberto Matos considerou procedente o Mandado de Segurança nº0001182-53.2010.8.01.0006, no qual Maria da Conceição da Silva Araújo - mãe do ex-prefeito -, requereu a nulidade do ato que a afastou por tempo indeterminado de suas funções como vereadora Acrelândia.

Ao conceder a segurança pleiteada, o magistrado   determinou que seja imediatamente restabelecido o pagamento do subsídio inerente ao exercício do cargo.

Audiência

Por meio da Portaria nº 7, de 21 de março, Gilberto Matos suspendeu o atendimento ao público e os prazos processuais na Comarca de Acrelândia durante os dias 22, 23, 24 e 25 de março de 2011. É que durante esse período o magistrado conduzirá a audiência de instrução da Ação Penal nº. 0001045-71.2010, do "Caso Pinte".

Jonas Vieira Prado, Joaba Carneiro da Silva, José Valcir da Silva, Jhonata Alves da Silva, Ivando da Silva Lang (todos ex-secretários), são acusados, juntamente com Maria Conceição da Silva Araújo, do assassinato de Pinté.

Durante os quatro dias, serão ouvidas 58 testemunhas, e haverá a presença de pelo menos 40 policiais militares para garantir a segurança e ordem dos trabalhos.

O magistrado informou que as investigações criminais estão sendo feitas, a fim de verificar notícias de ameaças contra testemunhas do processo - sendo que até a sexta-feira (25) poderão ser decretadas diversas prisões.

O caso

De acordo com as autoridades policiais que entraram com a representação junto ao Ministério Público do Estado, as suspeitas recaem sobre Carlos de Araújo porque a vítima (Pinté) havia elaborado um dossiê que tratava de irregularidades presentes nas Secretarias de Saúde e de Educação de Acrelândia.

As irregularidades estariam relacionadas a desvio de verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).

Também há suspeitas de desvio de medicamentos, que teria sido acobertado por incêndio no prédio onde funcionava a Secretaria de Saúde. Nessa ocasião, o Prefeito avaliou os danos em um valor muito acima dos prejuízos.

Além disso, haveria cobrança de propina por parte da vereadora Maria da Conceição da Silva Araújo, com condição para que fossem concedidas diárias aos vereadores.

Fonte:TJ/AC

Revolta na escola

Princípio de incêndio em escola de Capixaba revolta comunidade

Pais, alunos, e professores da escola estadual Argentina  Pereira Feitosa, na cidade de Capixaba-AC, [município distante 77 quilômetros da capital], realizam na manhã desta terça-feira, 22, uma passeata em protesto pelas péssimas condições de funcionamento da escola.
Segundo o presidente do Conselho Escolar, Márcio Vieira, ontem (21), houve um curto circuito e danificou os computadores do laboratório de informática. Eles temem que a fiação velha possa causar um incêndio no prédio.
Márcio disse ainda que, “houve a garantia do governador Binho Marques ainda no ano passado para que houvesse uma reforma e até hoje estamos aguardando e nada”, lamentou.
Com cartazes e faixas, a manifestação segue pelas ruas do município e pretendem ainda hoje, elaborar um documento para ser entregue á secretaria estadual de educação pedindo providencias e ameaçam suspender o ano letivo.
Salomão Matos