19 de mar. de 2011

E agora Perpétua?

Soldados da borracha dizem que foram usados como moeda eleitoral


Cansados de esperar pela equiparação de suas pensões aos vencimentos dos pracinhas da Segunda Guerra Mundial, os soldados da borracha resolveram protestar contra os políticos que usaram a causa durante suas campanhas políticas.
Reunidos na manhã desta sexta-feira, 18, na sede da associação dos aposentados, um grupo de soldados da borracha e viúvas dos ex-combatentes da selva Amazônica, revelaram toda revolta da categoria com os políticos, que de acordo com eles, usaram a causa como moeda eleitoral.
No Acre, segundo afirmações dos pensionistas, a causa foi explorada ao extremo, com várias reuniões com a deputada federal Perpétua Almeida (PC do B), que obteve o apoio de todos os soldados da borracha e suas famílias, em suas duas eleições para a Câmara Federal, sempre com a promessa da conquista do benefício para os últimos sobreviventes.
Uma das pessoas que demonstrava mais revolta com a atuação da deputada comunista era Dona Edinair Amorim, 79, viúva de soldado da borracha. Segundo ela, em uma das reuniões chegou a presenciar nos bastidores, a parlamentar dizer a seguinte frase: “não sei pra quê estes velhos querem mais de um salário mínimo, já passaram da idade de usufruir de dinheiro”.
“Somos velhos, isso admito, mas o que me revolta é a forma como formos usados para atrair votos para esta deputada”, destaca a viúva Edinair.
Segundo o grupo de pensionistas, eles teriam sido usados e abandonas pela deputada Perpétua Almeida, da mesma forma que foram usados pelo Governo Federal, quando foram trazidos para região Amazônica, sendo entregue a própria sorte.
“Precisamos de dinheiro, sim. Como vamos comprar nossos medicamentos? Envelhecer custa caro, principalmente, porque depois de velhos, geralmente somos abandonados até mesmo pelo poder público”, protesta Oscar Farias, 89.
Os soldados da borracha se dizem cansados de serem usados e manobrados, sempre que os políticos necessitam de visibilidade. De acordo com eles, todas as vezes que se aproxima uma data cívica, recebem a vista dos parlamentares, que afagam, se comprometem, prometem, mas somem sem dar qualquer notícia.
Outro motivo da revolta dos pensionistas, seria o décimo terceiro prometido pela deputada Pépétua Almeida e pela senadora Vanessa  Grazziotin, mas no final o projeto foi vetado pela presidência da república, que alegou falta de recursos. Logo em seguida aprovou o aumento de 65% para os parlamentares.
Mobilizados, os ex-combatentes dos seringais, prometem se mobilizar e realizar uma série de protestos, contra o descaso das autoridades, que todos os anos colocam o projeto de equiparação em pauta, para em seguida esquecê-lo, dentro das gavetas do Congresso Nacional.
A reportagem tentou contato com a deputada através de sua assessoria mas não conseguiu sucesso. A jornalista Angélica Paiva ficou de retornar a ligação, mas até a publicação desta reportagem não tinha mando um posicionamento de Perpétua Almeida.
 Fonte: ac24horas 

18 de mar. de 2011

Fatalidade

Mulher morre atropelada por um cavalo em Cruzeiro do Sul-AC

A senhora Edna da Silva, de 56 anos, morreu na noite de ontem (17), por volta das 20h30, vítima de atropelamento por um cavalo, no bairro Aeroporto Velho, na cidade de Cruzeiro do Sul-AC, [município distante 760 quilômetros da capital acreana].

O cavaleiro é um menor de idade e segundo informações da polícia local, o atropelamento foi um acidente, dado a pouca visibilidade noturna das ruas daquele bairro.

Dona Edna como era mais conhecida na comunidade, foi sepultada na tarde desta sexta-feira, 18, no cemitério Morada Feliz.

Salomão Matos

Manda quem pode, obedece quem tem juízo

Detran instala semáforo na frente de Igreja de deputado

Os investimentos na sinalização do trânsito de Rio Branco são visíveis e em determinados locais, até excessivos. Desde o inicio do ano, o Detran/AC vem desenvolvendo um projeto de implantação de semáforos em cruzamentos onde o grande fluxo de veículos chegava a engarrafar o trânsito, como era o caso do cruzamento da Av. Getúlio Vargas com  a Rua Cel. José Galdino, no Bosque, onde recentemente foi implantado um semáforo para controlar a passagem dos carros.
Mas nem sempre os mesmos critérios são adotados pelo órgão que controla a sinalização. Veja o exemplo: o Detran está finalizando a implantação de um semáforo numa Avenida que possui pista dupla, ciclovia e no local onde o equipamento foi colocado, não há confluência de ruas, nem a travessia constante de pedestres nos horários de pico.
O referido semáforo foi implantando na Av. Antônio da Rocha Viana, exatamente na frente do Templo Central da Igreja Assembléia de Deus, cujo líder maior é o deputado estadual Helder Paiva (PR).
No local, o grande fluxo de pedestres para cruzar a Avenida, ocorre somente nas noites de domingo, quando se encerra a celebração dominical. No local também foi implantada uma faixa de pedestres, reforçando a sinalização vertical.
O engenheiro de trânsito do Detran, Artur Viana, explicou que a implantação do semáforo na via, levou em conta o grande fluxo de veículos e os índices de acidentes registrados no trecho. Segundo ele, foi realizado um levantamento e juntamente com a RBtrans, o Detran chegou a conclusão de que era necessária a instalação do equipamento no local.
“A gente fez um estudo de tráfego com a contagem dos veículos e viu que a solução para o local seria a implantação de um semáforo. Ali por causa do alto índice de acidentes e pelo fluxo de pessoas, viu-se a necessidade do equipamento. O semáforo lá será com botoeira, e somente ficará fechado quando alguém acionar o dispositivo”, explicou o engenheiro, lembrado que o equipamento permanecerá a maior parte do tempo na cor verde, portanto, aberto para os veículos.
Escola particular recebe atenção diferenciada da pública
Na mesma Avenida onde está localizado o Detran, a Nações Unidas, o órgão dispensa tratamento diferenciado para duas escolas: uma pública a outra particular. Na escola infantil Max, em frente ao 7º BEC, nos horários de entrada e saída dos alunos, um agente do trânsito do órgão, controla o tráfego parando os carros para a passagem dos pedestres. Uma faixa exclusiva para os pedestres indica o local exato para a travessia. Pouco mais de 1 km á frente, na escola pública Neutel Maia, o Detran limitou a atenção aos alunos a uma faixa de pedestre. Na entrada e na saída das aulas, os alunos precisam apelar para o bom senso dos motoristas, pois não usada mesma boa vontade dos agentes de trânsito.
Escrito por Jairo Barbosa – jbjurua@gmail.com

Invasão do tráfico

PM apreende 2kg de cocaína durante reintegração de posse de terra

Os Policiais do 5º Batalhão da Policia Militar do Acre, durante cumprimento de mandado de reintegração de posse de terra na manhã desta sexta-feira, 18, na estrada Apolônia Sales, [ Ramal São João em Rio Branco], foram surpreendido ao encontrar em uma das casas dos invasores, em torno 2 quilos de cocaína em processo de secagem da droga.

Segundo o comandante da operação, Coronel Paladino, disse que essa modalidade dos traficantes de invadir terras alheias para transformar em áreas do tráfico, já é bem conhecida da policia.

O acusado de ser o dono da droga, foi identificado como sendo, Wilson Pereira de Souza, que já tem passagem pela polícia por tráfico de drogas.

A reintegração de posse foi cumprida pela justiça e da área de invasão que pertence a Imobiliária Cardoso, foram retiradas ao menos 16 famílias.

Salomão Matos

Liso

Jornalistas e técnicos ainda não receberam salário de fevereiro de Tião Viana

Prestadores de serviço na área de comunicação do governo do Acre, continuam trabalhando sem receber.

É que proibido pelo Ministério Público de manter os chamados Grupos de Trabalhos, o governador Tião Viana [PT] ainda não encontrou uma fórmula para manter em dia os salários de técnicos e jornalistas, que não receberam pelos serviços prestados em fevereiro.
Na secretaria de comunicação do governo do Acre isso é assunto proibido. Nem a porta voz de Tião Viana arrisca um palpite sobre quando a situação será resolvida.
Escrito por Roberto Vaz-ac24horas

PT não se sente seguro com Dilma

Comissão de Reforma Política do Senado aprova fim da reeleição 

Com maioria ampla no senado federal e já prevendo uma possível derrota nas próximas eleições, dado a inércia até o momento do governo Dilma Rousseff, o Partido dos Trabalhadores, foi rápido no gatilho e aprovou o projeto que prevê o fim da reeleição, em votação ontem (17), na Comissão de Reforma Política do Senado.

Pela proposta, o mandato de chefe do Executivo, passaria para cinco anos. O texto preserva ainda o direito dos atuais governadores, prefeitos e da presidenta Dilma de se reelegerem, mas somente nesta legislatura.

Para o bom entendedor, nas entrelinhas, caso a presidenta não se reeleja, o próximo mandatário passaria no máximo mais cinco anos no poder, dando assim uma nova chance do PT governar o país em eleições futuras.
 
Salomão Matos

Enchente

Tarauacá, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul em situação de alerta no Acre

Os municípios de Tarauacá, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul no Acre, estão em situação de alerta por causa da enchente, onde os rios Tarauacá, Juruá e Iáco, que banham as cidads acreanas respectivamente, estão acima do volume de segurança e preocupa as autoridades da Defesa Civil do Estado.

Na semana passada, o rio Tarauacá, havia desabrigados em torno de 2.700 famílias naquele município, que leva o mesmo nome do manancial e com a vazante, essas retornaram para as suas casas. Contudo, houve o fenômno do repiquete e já começam a voltar novamente para os abrigos improvisados pela prefeitura da cidade.  

Em Sena Madureira, as água do rio Iáco, começaram a entrar em algumas ruas no bairro do Amarilho e do Cafezal. Anda não há registro de desabrigados.

Em Cruzeiro do Sul, o nível do rio Juruá subiu ainda mais e está medindo nesta sexta-feira, 18, pelo relatório diário da D.C, 12.30m. Também não ha informações sobre famílias atingidas até o momento.

Confira como está o nível dos rios que banham as cidades acreanas esta manhã:

Rio Juruá (Cruzeiro do Sul): 12.30m
Rio Tarauacá (Tarauacá): 8.10m
Rio Iáco (Sna Madureira): 14.16m
Rio Acre (Rio Branco): 9.14m

Salomão Matos

Lei para eles e elas

Mulher não paga pensão a ex-marido e vai presa no AM

Além de grávida de cinco meses, Maria Roseli Brás está desempregada, e caso não efetue o depósito será encaminhada à penitenciária, como determina a lei. Leia mais:

Dois dias após não ter depositado o valor de R$ 800 – referente a pensão que paga ao ex-marido, - a autônoma Maria Roseli Alves Brás, 26, foi presa na tarde desta quarta-feira (16), e encaminhada para o 6º Distrito Integrado de Polícia (6º DIP), no bairro Cidade Nova, Zona Norte, em cumprimento a um mandado de prisão expedido pelo juiz da 9ª Vara de Família e Sucessões, Roberto Taketomi.
O despacho data de 7 de fevereiro, e prevê que a autônoma permaneça 45 dias presa, caso não efetue o depósito. O pagamento deveria ter sido efetuado até a última segunda-feira (14).
Além de estar grávida de cinco meses, Maria Roseli está desempregada, e nos próximos três dias, caso não efetue o depósito, a autônoma será encaminhada à penitenciária, como determina a lei.
De A Critica de Manaus

17 de mar. de 2011

É a vontade do POVO

Cruzeiro do Sul volta ao horário antigo no Acre
Mesmo contra a vontade das “forças ocultas” que teimam em não respeitar a decisão popular pela volta do antigo fuso horário no Acre, empurrado goela abaixo da população acreana pelo governador Tião Viana (PT), á época senador da república, em muitas repartições públicas como em Sena Madureira e na própria capital acreana, o “horário de Deus” começa a vigorar.

Prova disso, foi que o vice prefeito do município de Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do estado, Mazinho Santiago (PSC), baixou decreto nesta quinta-feira, 17, em que estabelece que todas as repartições públicas, incluindo escolas, passarão a funcionar a partir das 8h e não mais as 7h.

Salomão Matos, a contra-gosto, com informações do blog do Altino Machado

R$ 90 mil reais

Estrelão vende meio campo Anselmo por R$ 90 mil


O meio campo Anselmo, do time Rio Branco Futebol Club, no Acre, foi vendido pelo estrelão ao preço de R$ 90 mil para um empresário do futebol que não teve o nome revelado pelo Clube.
Anselmo, tem 21 anos e foi uma das revelações do time estrelado durante a Copa do Brasil 2011, sendo ainda no ano passado, considerado o craque do Campeonato Estadual.
Informações ainda não confirmadas dão conta  que  o jogador deve atuar no time do Guarani de Campinas pela série C.
Salomão Matos

Futebol

Tião Viana vai liberar recursos para clubes de futebol do Acre

O governo do estado do Acre, assina na tarde desta quinta-feira, 17, convênio com os clubes de futebol profissional, para liberação de recursos, no sentido de que os times possam se estruturar antes da temporada 2011.

A solenidade será acompanhada pelos representantes dos clubes, além do presidente da Federação, Antônio Aquino Lopes, o governador Tião Viana, além do secretário adjunto de esportes, Mauro de Deus.

Cada clube, deve receber em torno de R$ 20 mil reais.

Salomão Matos

Greve de fome

Caso Pinté: Preso, delegado Bayma inicia greve de fome

Segundo informações de dentro da corporação da PMAC, Bayma não se alimenta desde às 18h de ontem (16).

O Delegado de Policia Civil do Acre, Carlos Bayma, detido preventivamente no quartel do comando geral da PMAC, desde a última segunda-feira, 14, acusado de pratica de crimes de prevaricação (art. 319, CP) e abuso de poder (art. 350, parágrafo único, IV, CP), no caso que investiga o assassinato do ex-presidente da Câmara Municipal de Acrelândia-AC, Fernando José da Costa, mais conhecido como "Pinté", entrou em greve de fome.
Segundo informações de dentro da corporação da PMAC, Bayma não se alimenta desde às 18h de ontem (16).
Em entrevista por telefone ao jornalista Adailson Oliveira (TV Gazeta), o delegado se disse inocente e pediu por justiça. 
Salomão Matos

Fronteira interditada

Sem combustível e gás de cozinha bolivianos fecham ruas na fronteira do Acre


Um grupo de pelo menos 300 bolivianos que trabalham como moto-taxistas naquele país, fecharam em protesto na manhã desta quinta-feira, 17, todas as ruas do Departamento de Pando, na fronteira do Acre com a Bolívia.
O protesto generalizado, é motivado segundo os manifestantes porque falta combustível e gás de cozinha na Bolívia, faz mais de uma semana.
Brasileiros acreanos que encontra-se na Bolívia também não podem sair. Pelas informações da Rádio Difusora Acreana, ninguém entra ou sai do país, sendo que a fronteira foi interditada.
Salomão Matos, com informações da Rádio Difusora Acreana

Leão

Receita liberou hoje consulta a lote residual 2007 do IR

A Receita Federal do Brasil abriu nesta quinta-feira (17/3), consulta ao lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física 2007
Do total de 10.536 contribuintes, 6.492 tiveram imposto a pagar, totalizando R$ 14.543.741,25. Terão direito à restituição 1.135 contribuintes, que receberão um montante total de R$ 4.043.276,78.


Um total de 2.909 contribuintes não teve imposto a pagar nem a restituir. O valor estará disponível para saque na rede bancária a partir de 24 de março de 2011, e terá correção de 40,70%, correspondente à variação da taxa SELIC.
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet (www.receita.fazenda.gov.br), ou ligar para o Receitafone 146.


Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento através do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.


Assessoria de Comunicação Social - Ascom/RFB

Mais de 6 mil podem perder o Bolsa Família no Acre



 Mais de 6 mil podem perder o Bolsa Família no Acre

Em 2011, os municípios brasileiros precisam atualizar os cadastros de mais de 1,3 milhão de beneficiários do Bolsa Família, programa de transferência de renda do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). No Acre, até o momento, o Ministério do Desenvolvimento Social- MDS, não recebeu os dados cadastrais de pelo menos 6997 famílias que podem perder o benefício.

Esse processo de confirmação ou alteração das informações gerais dos beneficiários foi introduzido pelo Decreto nº 6.135, de 2007, e deve ser feito a cada dois anos. O prazo final para a atualização dos dados é 31 de outubro de 2011.

Quem estiver com os dados desatualizados há mais de dois anos e não passar pela revisão cadastral corre o risco de perder o benefício do Bolsa Família. Na etapa de 2010, 270 mil famílias tiveram benefícios cancelados por falta de atualização cadastral. Em 2009, o número de cancelamentos atingiu cerca de 550 mil famílias.

A atualização das informações permite que os gestores conheçam melhor a situação das famílias, reforçando o foco do programa e fazendo com que os benefícios cheguem a quem de fato necessita. As famílias que precisam realizar o recadastramento este ano estão recebendo avisos nos extratos bancários emitidos junto ao pagamento do Bolsa Família e devem procurar as prefeituras. Já os  gestores municipais têm disponibilizada, pelo MDS, a listagem das famílias que devem ter os dados atualizados, e também devem fazer campanhas de chamamento para alertar a população beneficiária. Veja abaixo tabela por unidade da federação, e por região quais são os estados que precisam atualizar o cadastro:
EstadosFamílias que precisam atualizar dados em 2011 
(dados de janeiro)
Acre6.997
Alagoas49.174
Amapá5.080
Amazonas21.423
Bahia137.863
Ceará111.968
Distrito Federal23.755
Espírito Santo21.944
Goiás24.528
Maranhão85.972
Mato Grosso15.044
Mato Grosso do Sul12.119
Minas Gerais118.378
Pará57.818
Paraíba50.886
Paraná47.156
Pernambuco107.405
Piauí41.414
Rio de Janeiro96.063
Rio Grande do Norte31.946
Rio Grande do Sul51.239
Rondônia14.872
Roraima2.570
Santa Catarina15.850
São Paulo151.868
Sergipe17.591
Tocantins10.025
Total Brasil1.330.948

RegiõesFamílias
Centro-Oeste75.446
Nordeste634.219
Sudeste388.253
Sul114.245
Norte118.785

Salomão Matos, com informações do MDS

Explosão de dengue em Feijó-AC

Confira mais nas manchetes dos jornais que circulam no Acre nesta quinta (17):

A Tribuna
-Explosão de dengue faz prefeitura pedir socorro
Nos últimos dias pelo menos cem pessoas procuraram unidades de saúde do município de Feijó com sintomas típicos da dengue. O possível surto da doença naquela cidade deixou a prefeitura em estado de alerta.
De acordo com o vice-prefeito da cidade, Pelé Campos, apenas três casos da doença foram confirmados até o momento, mas aproximadamente 50 pessoas aguardam resultados do exame de sorologia para confirmar se estão infectados ou não. Leia mais: 
http://www.jornalatribuna.com.br/MostrarNoticia.do?id=14357&ano=2011&mes=03&dia=16

A Gazeta
-Moradores de ramais bloqueiam estrada de Porto Acre em protesto. São cerca de 60 famílias de produtores rurais dos ramais, Carapeta, Costa e Silva e estrada Velha de Porto Acre, que estão ilhados sem ter como escoar a produção ou freqüentar escola por falta de trafegabilidade nos ramais que ficam localizados na altura do km 8 da Rodovia AC 10, também conhecida por estrada de Porto Acre. Leia mais: http://www.agazetadoacre.com/index.php?option=com_content&view=article&id=15741:moradores-de-ramais-bloqueiam-estrada-de-porto-acre-em-protesto&catid=59:geral&Itemid=99

Página 20
-Economia SolidáriaDos 250 empreendimentos de economia solidária de Rio Branco, a jardinagem e a horticultura  têm apresentado resultados dos mais interessantes, não apenas do ponto de vista financeiro, que traz inclusão socioeconômica, como no aspecto das relações pessoais.  Os programas Jardinagem, Flores e Folhas Tropicais da Amazônia,  criado pela prefeitura no âmbito da Coordenadoria Municipal da Mulher, e o de Ocupação Produtiva de Espaços Urbanos Vazios - no qual se inserem as hortas comunitárias - são dois dos melhores exemplos de economia solidária. Leia mais: http://pagina20.uol.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=20710&Itemid=42

O Rio Branco
- Produtores rurais bloqueiam estrada de Porto Acre. Produtores rurais bloquearam na manhã desta quarta-feira, 16, a estrada que liga os municípios de Rio Branco a Porto Acre. O fechamento aconteceu no quilômetro 8, em frente ao ramal Estrada Velha de Porto Acre. Por conta do bloqueio, estudantes não puderam chegar à escola e tentaram chamar a atenção para a situação da estrada. Os moradores reenvidicam a recuperação de 26 quilômetros de estrada os ramais Estrada Velha de Porto Acre, Costa e Silva, Vertente, Itaiba, Sena e adjacentes. Leia mais: http://www.oriobranco.net/component/content/article/29-destaque/12307-produtores-rurais-bloqueiam-estrada-de-porto-acre.html

16 de mar. de 2011

Os bandidos agradecem

Desdobramentos do Caso Pinté revelam crise sem precedentes na segurança pública do Acre

Novos delegados estão entregando os cargos, alegando baixos salários e principalmente a falta de estrutura nas delegacias espalhadas pelo Acre.

Depois do racha na Associação dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Acre- ADEPOL/AC, provocado pela atuação dos delegados responsáveis pelo Caso Pinté, apareceram os primeiros vestígios de uma crise que se desenha dia-a-dia, dentro da Secretaria de Polícia Civil.

Segundo informações de agentes e delegados que procuraram a reportagem de ac24horas, de Janeiro de 2010, até março de 2011, seis delegados de Polícia Civil no Acre, que ingressaram nos quadros da instituição no ultimo concurso, já entregaram os cargos, outros cinco estão na eminência de deixaram os postos, tudo por conta dos baixos salários e falta de estrutura oferecida pela Secretaria Estadual de Polícia Civil – SEPC.

De acordo com os agentes que não quiseram se identificar [por medo de represálias], os delegados que pediram exoneração dos cargos prestaram concursos em outros estados e já assumiram seus postos, deixando o Acre, movidos pela revolta com alguns procedimentos adotados pelos dirigentes da segurança pública no Estado. Confira matéria completa: http://www.ac24horas.com/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=16443:desdobramentos-do-caso-pinte-revelam-crise-sem-precedentes-na-seguranca-publica-do-acre&catid=35:manchete&Itemid=133

"Mais respeito deputado"

Presidente da OAB no Acre pede que Moisés Diniz (PC do B) tenha mais respeito com ele

O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Acre, Florindo Poersch, repudiou em artigo na tarde desta quarta-feira, 16, e encaminhou ás redações dos jornais de circulação local, em que pede mais respeito do Deputado Estadual Moisés Diniz (PC do B), quando o parlamentar fez críticas a ele, durante um pedido de desculpa pública pelo presidente da ordem, se referindo aos seus comentários na rede social do Twitter, em relação os japoneses.

Não satisfeito, Florindo fez questão de esmiuçar processos em que Diniz responde na justiça da Comarca do município de Tarauacá-AC, onde foi segundo o artigo, condenado por malversação de recursos públicos. Confira na íntegra: 

Mais respeito, Deputado!


É de conhecimento público o equívoco cometido em minha página do microblog twitter, que motivou meu pedido de desculpas públicas àqueles que se sentiram ofendidos com aquela manifestação.

Porém, aproveitando-se tortuosamente deste inglório fato, o Deputado Estadual Moisés  Diniz fez publicar no site “ecos socialistas” estas mal tracejadas linhas: “Acho que o problema da advocacia não é o diploma, é o caráter“, finalizando sua ópera bufa com a seguinte exclamação: “Pobre OAB do Acre! Vergonhoso! Lastimável! Deprimente!”
Aproveitando-se de minha falha pessoal, o Parlamentar que, como ele mesmo diz, “está mais para a poesia do que para a política” (pobre da Poesia!), desancou sua costumeira verborragia contra toda a classe dos Advogados, frisando que, sob o seu talante, a ADVOCACIA padece de caráter, exarando ao final seu julgamento em desfavor da  INSTITUIÇÃO OAB DO ACRE.

Ouso imaginar que o amargor do Parlamentar depreende-se da incapacidade de gozar da credibilidade perante a opinião pública, tal qual usufruem os Advogados brasileiros, que exercem sua árdua labuta diária escudados unicamente em seu esforço pessoal, sem as desairosas regalias públicas que o Legislador se deleita rotineiramente.

Também creio não ser apropriado a alguém condenado por malversação de recursos públicos (Ação Civil Pública nº 0500683-27.2006.8.01.0014 – Vara Cível da Comarca de Tarauacá) perante a Justiça Acreana, falar em caráter, probidade ou qualquer outro atributo pertinente apenas aos homens e mulheres de bem.

Ao contrário de sua odiosa manifestação, Deputado, o Advogado Acreano é simples, honesto, destemido e altivo e não tem problema algum com o caráter, mas do contrário, goza o prestígio de pertencer à Instituição Civil mais respeitada do País, fato que  somente ocorre por força da vigorosa atuação respaldada na ética e na moralidade.

O ato falho de minha exclusiva responsabilidade jamais poderia ser maldosamente aproveitado para atingir toda uma classe de filhos, pais e mães que diuturnamente suam a camisa para alcançar o sustento familiar, sem as benesses tão conhecidas e aproveitadas por Vossa Senhoria.

Nossa BÍBLIA é a LEI e nosso trabalho é a busca da JUSTIÇA e da PAZ SOCIAL.
Fique bem claro que não seremos trampolim para os devaneios advindos de sua fidelidade cega aos interesses partidários e ao proselitismo político-messiânico encampado por Sua Excelência.

A Liberdade de pensamento e expressão é uma das marcas fundamentais de uma sociedade democrática e como tal sempre será defendida por quem tem compromisso com a manutenção e o amadurecimento de uma civilização justa e igualitária.

Ocorre que primado de tal importância não é instrumento para ser arrogado por personagens que se enxergam acima dos homens, da lei e da própria razão.

Florindo Poersch
Presidente da OAB/AC