16 de abr. de 2011

Uma pequena notável


Campanha "Mais Energia Menos Impostos" continua no Acre
Eliene Sinhasique em ponto de coleta de assinaturas no centro de Rio Branco















A campanha “Mais Energia Menos Impostos”, lançada no último dia 12, pela pequena notável radialista Eliane Sinhasique, já conseguiu coletar até este sábado [16], quase 10 mil assinaturas só em Rio Branco, faltando contabilizar os números dos municípios de Cruzeiro do Sul e Tarauacá.

Na manhã de hoje, a barraca de coleta das assinaturas foi montada no Terminal Urbano de Rio Branco, no ponto dos moto-taxistas, embaixo de uma frondosa Gameleira e vai permanecer até as 19h.

Segundo a radialista, espera coletar ao menos 18 mil assinaturas, para que seja apresentada como anteprojeto na Assembléia Legislativa do Acre, para que o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços- ICMS, [cobrado hoje na conta de luz], possa ser baixado dos atuais 25% para 17%.

A idéia, ganhou a simpatia da população e o resultado está sendo tão positivo, que Sinhasique vem precisando de voluntários para colher tantas assinaturas de pessoas interessados em participar.

Na próxima semana, disse ela, mais municípios entrarão na campanha. 

Salomão Matos

Interior também sofre com enchente no Acre


Enquanto as atenções se voltam apenas para a enchente na capital acreana, em Sena Madureira-AC, o rio Yáco transbordou e começa a desabrigar famílias que moram em áreas de risco na parte baixa da cidade.

Segundo o coordenador técnico da Defesa Civil Estadual, Cristian Melo, que monitora os rios diariamente, informou que o nível do manancial que banha a princesinha do Acre está marcando 15.76m, expulsando de suas casas até o momento 35 famílias.

Em Cruzeiro do Sul-AC, o rio Juruá continua acima da cota de alerta e marca nesta manhã de sábado (16), segundo o relatório da Defesa Civil, 12.18m, em sua calha mais profunda.

Não há informações de desalojados no vale do Juruá.

Salomão Matos

Nível do rio Acre não estabiliza e já marca 16.12m

Ao contrário do que vem afirmando as autoridades da Defesa Civil Municipal de Rio Branco, sobre o nível do rio Acre estar estabilizando, desde última leitura realizada as 15h de ontem (15), quando marcava 16.01m, na manhã deste sábado (16), o volume das água subiu mais 11cm e está marcando 16.12m em sua calha mais profunda.

A medida que o manancial tem o seu volume de água aumentado, mais famílias são atingidas pela enchente e o número de afetados pela enchente já passa de 25 mil e todo o estado.

Segundo a secretária de Assistência Social Estefânia Pontes, em torno de 5 mil residências foram atingidas só na capital e o trabalho de auxílio ás vítimas estão concentrados no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, onde a maioria [mulheres, crianças e idosos] estão alojados.

Rio Acre mede 16.12m na manhã deste sábado [16]

 

 



15 de abr. de 2011

Porto Acre será transformada garante Zé Maria (PT)


Em busca de recursos
O prefeito do Município de Porto Acre, Zé Maria (PT), retornou de Brasília na madrugada desta sexta-feira, 15, onde desde o último dia 10, buscava a liberação de recursos na ordem de aproximadamente R$ 9 milhões em emendas federais, na esperança de transformar a cidade em um verdadeiro canteiro de obras.
Zé Maria (PT) no centro e comitiva de vereadores rumo a Brasília em busca re recursos


 A viagem deu certo
 Zé Maria, disse que além da liberação de R$ 800 mil reais que serão investidos de imediato nas áreas da saúde, educação e calçamento das ruas, “outros recursos ficaram prontos para serem liberados o quanto antes pela nossa bancada em Brasília. Iremos fazer ainda 500 quilômetros de ramais sendo 200 quilômetros com piçarramento”, disse o prefeito animado.
Viagem foi um sucesso

Outra boa notícia
Segundo Zé Maria, foi a aquisição de um Trator de Esteira que será utilizado na recuperação dos ramais no período das chuva, garantindo o tráfico no inverno e verão, dando alternativa ao homem do campo para escoar as suas produção e o equipamento no período da estiagem poderá ser usado ainda na construção de novos açudes.

Dinheiro em caixa
O primeiro montante da verba liberada, já vai estar na conta da prefeitura dentro de 15 dias. “A nossa ida á Brasília foi um sucesso. Precisávamos ir pessoalmente para conversar olho no olho com os nossos deputados e senadores e mostrar que sem recursos não podemos fazer um bom trabalho e transformar para melhor a vida da nossa população. Quem anda dizendo por aí que a nossa viagem foi um passeio, vai cair do cavalo. O povo é sábio e só vai dar crédito para quem trabalha de verdade”, garantiu o prefeito.

Salomão Matos

Alagação

Nível do rio Acre começa a estabilizar e Defesa Civil espera por vazante

O assessor técnico da Defesa Civil Municipal, major George, informou agora a pouco que o nível do rio Acre voltou a oscilar e pela última leitura realizada as 15h, desta sexta-feira 15, está marcando 16.01m, se aproximando da marca história da maior enchente já registrada no Acre, no dia 14 de março de 1997, quando o manancial alcançou 17.66m, em sua calha mais profunda, desabrigando milhares de famílias na capital e interior do estado.

Por enquanto disse o oficial, “o nível do rio Acre deu uma estabilizada e a expectativa  é que baixe daqui pra frente”, espera.

Salomão Matos

Enfezaram o Roberto Vaz

Essa é a verdade!

Jornalista Roberto Vaz (D) na redação de ac24horas
Em virtude de boatos que circulam nos bastidores da política do Acre, de que este site estaria em negociação financeira para fazer parte da mídia governamental em troca de apoio de espaço noticioso, a direção de ac24horas informa que continua com a sua linha editorial de mais absoluta transparência, com propósito de fiscalizar as ações de gestores públicos.
Como não poderia ser diferente, ac24horas torce pelo sucesso das administrações estadual e municipal, mas não faz “negociata” para fazer elogios baratos e mentirosos, como costuma fazer o autor destes boatos. Nossa intenção não é a de se locupletar com recursos público e sim de bem informar, exercendo em toda a sua plenitude a democracia reinante no nosso País. E quanto a isso, não podemos esconder que os profissionais deste noticiosos têm tido todas as garantias da liberdade de expressão e que em nenhum momento o governo instalado em nosso estado tenha colocado qualquer impedimento para evitar a apuração de fatos desagradáveis a sua gestão.
A bem da verdade, opositores a linha editorial de ac24horas, querem que escondemos as coisas boas que acontecem no Acre. Mas não podemos ser contra o desenvolvimento e as pessoas de boas intenções. Vale salientar, também, que este veiculo de comunicação não é de propriedade de grupos políticos opositores ao governo do PT e nem tem vinculo comercial com políticos que pensam contrario as diretrizes da frente Popular.
Este site nunca foi procurado por representantes do governo e também jamais propôs qualquer acerto para participar do bolo da mídia governamental, que farta muitos que gostam de negócio fácil.
Esta é a verdade.
Roberto Vaz, diretor de jornalismo de ac24hora

Alagação

Nível do rio Acre começa a estabilizar e Defesa Civil espera por vazante

O assessor técnico da Defesa Civil Municipal, major George, informou agora a pouco que o nível do rio Acre voltou a oscilar e pela última leitura realizada as 15h, desta sexta-feira 15, está marcando 16.01m, se aproximando da marca história da maior enchente já registrada no Acre, no dia 14 de março de 1997, quando o manancial alcançou 17.66m, em sua calha mais profunda, desabrigando milhares de famílias na capital e interior do estado.

Por enquanto disse o oficial, “o nível do rio Acre deu uma estabilizada e a expectativa  é que baixe daqui pra frente”, espera.

Salomão Matos

A revelia UFAC mantem vestibular 2011



Juiz Federal explica recomendação dele á UFAC sobre suspensão do semestre letivo e cancelamento do vestibular 2011

O Juiz da 3ª Vara da Justiça Federal do Acre, Dr. Walbemar Cláudio de Carvalho, em face da analise de ação do Ministério Público Federal, que pedia a anulação do Vestibular 2011, da Universidade Federal do Acre , por ter detectado divergência na aplicação das provas, o que prejudicou pelo menos 200 candidatos, explicou na manhã desta sexta-feira, 15, que sua decisão ontem (14), favorável ao cancelamento do vestibular e a suspensão do semestre letivo dos novos alunos,  foi uma advertência á UFAC e não uma ordem.

Para o magistrado, a UFAC, vem protelando em dar seguimento a um certame com base em uma sentença anterior da Justiça Federal, que [ainda será julgada pelo Tribunal Federal Regional]. “Eu adverti a UFAC que anulasse as matriculas efetuadas dos novos alunos e suspendessem o semestre letivo. No meu modesto entendimento, em se julgado desfavorável a sentença anterior pelo TFR, que validou o vestibular 2011, os alunos podem estar estudando, acreditando estarem se formando e no entanto, podem estar sendo ludibriados pela instituição” disse o juiz.

Contrário as recomendações do Juiz da 3º Vara, a assessoria de comunicação da UFAC, informou que  o ano letivo vai seguir normalmente e vai esperar pela decisão do TFR, até o julgamento final do mérito, acreditando que o certame 2011, foi aplicado dentro das exigências legais do edital.

Salomão Matos

14 de abr. de 2011

A casa ta caindo...

STF acata mandado de segurança pela cassação do senador Aníbal Diniz (PT)

Coelho (PMN) quer vaga de Diniz (PT)

 O Supremo Tribunal Federal acatou nesta quinta-feira (14) o mandado de segurança do PMN, que pede a cassação do senador biônico, Anibal Diniz (PT-AC) por fraude, falsidade ideológica, improbidade administrativa e abuso de poder econômico e político.

O ministro Celso de Melo, relator do mandado de segurança, já pediu “prévias informações” ao presidente do Senado Federal. Após obter as informações, o pedido de medida liminar será apreciado pelo relator.
“Determino, assim, pelas razões expostas, a citação, na condição de litisconsortes passivos necessários, do Senador Aníbal Diniz e do Diretório Regional do Partido dos Trabalhadores no Estado do Acre. Publique-se”, escreveu Celso de Melo.

Lia mais no blog da amazônia: http://blogdaamazonia.blog.terra.com.br/2011/04/14/stf-acata-mandado-de-seguranca-pela-cassacao-do-senador-anibal-diniz/

Vestibular Cancelado

Juiz Federal manda suspender semestre letivo da UFAC e torna nulo vestibular 2011
O Juiz da 3ª Vara da Justiça Federal do Acre, Dr. Walbemar Claudio de Carvalho, em face da analise de ação do Ministério Público Federal, que pedia a anulação do Vestibular 2011, da Universidade Federal do Acre , por ter detectado divergencia na aplicação das provas, o que prejudicou pelo menos 200 candidatos, determinou a suspensão das matrículas já efetuadas no certeame, bem como mandou suspender o semestre letivo, até a decisão final do andamento do processo.

A UFAC ainda não se pronunciou sobre a decisão.
Salomão Matos

Dica de filme

Efeito Borboleta

Utilidade pública

Termina hoje prazo para regularizar título eleitoral

No Acre, penas 336 eleitores, de um total de 7.289 faltosos, buscaram a regularização do documento.
Termina nesta quinta-feira, 14, o prazo para que os eleitores que deixaram de comparecer nas urnas nas últimas três eleições, possam fazer a regularização do título eleitoral. Vale lembrar que quem deixou de votar no primeiro e no segundo turno de uma mesma eleição, já conta como duas eleições para efeito de cancelamento. Além disso, poderão ser contadas faltas às eleições municipais, eleições suplementares e referendos.

Até o início desta semana, apenas 336 eleitores, de um total de 7.289 faltosos, buscaram a regularização do documento.

A preocupação do órgão é que o prazo se encerra nesta quinta-feira, (14). Aqueles que estão em situação de pendência com a Justiça Eleitoral devem procurar um Fórum Eleitoral ou a OCA para fazer a regularização até esta data, sob o risco de terem o título cancelado.

Quem tem dúvidas sobre a sua situação, pode consultar a página do TRE/AC na Internet, cujo endereço é www.tre-ac.gov.br. O órgão disponibiliza neste endereço a lista de eleitores em situação irregular, uma consulta simples, que pode ser feita por nome ou pelo número do título.
A atualização cadastral é importante para que o eleitor não perca direitos, como obter passaporte, tomar posse em concurso público, obter certos tipos de empréstimo ou receber salários de função ou emprego público.

Salomão Matos com informações do TRE/AC

13 de abr. de 2011

Enchente

Nível do rio Acre continua evoluindo uma média de 4cm a cada 3h

Até as 16h desta quarta-feira, 13, já somavam 1.566 pessoas alojadas no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, na capital acreana, expulsas de suas casas pela enchente do rio Acre que subiu ainda mais e está medindo 15.67m, informou o comandante da Defesa Civil Municipal, coronel Gilvan Vasconcelos.

Segundo o comandante, apesar do nível do rio ter baixado consideravelmente na cidade de Assis Brasil-AC, aqui em Rio Branco, continua enchendo, dado o grande volume de água do seu afluente Riozinho do Rola, que está marcando 15.03m, em sua calha mais profunda.

“Embora de forma mais lenta, uma média de 4cm, a cada 3h, o nível do manancial continua enchendo e deve piorar nas próximas horas”, lamentou o oficial.

Salomão Matos

Tentativa de homicídio em Sena

Homem tenta assassinar presidente da Câmara de Vereadores de Sena Madureira-AC
Biléu do Incra disse que conhece acusado

O presidente da Câmara de vereadores do município de Sena Madureira-AC, [cidade distante 154 quilômetros de Rio Branco], Biléu do Incra, foi surpreendido na manhã desta quarta-feira, 13, ao chegar no plenário, sendo abordado por um homem que dizia querer assassiná-lo.

Imediatamente, a policia foi acionada e conseguiram prender em flagrante, o amazonense natural de Boca do Acre, João Belarmino da Cruz, que hoje mora em Sena , e segundo a polícia faz parte do Programa de Proteção a Testemunhas.

Segundo Biléu do Incra, desconhece os motivos que Belarmino pretendia assassiná-lo, mas “eu conheço esse cidadão quando certa vez eu o ajudei dando emprego e doando algumas roupas a ele. Eu sinceramente não sei o que o levou a tentar contra minha vida. Eu sou uma pessoa de bem e não devo nada a ninguém” disse Bileu a Rádio Difusora.

Nota pé: A polícia de Sena Madureira informou que vai investigar Belarmino, buscando informações no estado do Amazonas para saber os motivos que ele está em liberdade e participando de programas de proteção a testemunhas do governo federal.

Salomão Matos

Criança morre com suspeita de dengue hemorrágica em Feijo-AC


Uma criança que ainda não teve o nome divulgado, morreu ontem [12], no município de Feijó-AC, com suspeita de dengue hemorrágica.

Segundo informações da Rádio Difusora Acreana, a mãe da vítima, teria automedicado a criança com AAS [ácido acetilsalicílico], e teve seu quadro clínico complicado não resistindo, morrendo no hospital da cidade.

A Secretaria Estadual de Saúde, disse que já tem conhecimento do óbito, mas ainda não emitiu nenhum boletim médico oficial sobre o assunto, garantindo que vem investigando o caso.

Salomão Matos

ICMS

Celso Mateus: "culpa da conta de energia cara no Acre é do governo e não da Eletrobras".

O representante da Companhia de Eletricidade do Acre, [Eletrobras- Operadora Acre], Celso Mateus, rebateu as críticas que a empresa vem sofrendo nos últimos dias em relação a cobrança de 25% sobre o valor do consumo, embutido no Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS.

 

Para Mateus, apóia a campanha “mais energia menos impostos”  iniciada ontem [12], em todo estado pela redução do ICMS e disse que a iniciativa é muito louvável e merece o apoio de toda população acreana.

 

No entanto, “ a população precisa compreender que o imposto é um tributo estadual e não cabe a nós fazer essa redução do ICMS e sim ao governo do estado. Se o governo diz que a gente tem que cobrar 25% nós cobramos. Se o governo reduzir a nossa carga tributária em 17% como todo mundo quer, é claro que repassaremos esse valor também ao consumidor. A culpa é do governo e não nossa”, esclareceu Celso Mateus.

Salomão Matos

Alerta

Nível das água do rio Acre sobe ainda mais e pode alcançar marca histórica de 1997

Segundo a régua métrica do rio, hoje a marca alcançou 15.71m.

O nível de água do rio Acre continua subindo e marca na manhã desta quarta-feira [13], segundo o relatório diário da Defesa Civil Estadual, [medição feita as 6h], 15.71m,  se aproximando da marca histórica da pior alagação já registrada no estado em 1997, quando alcançou 17.16m, em sua calha mais profunda.

As centenas de famílias expulsas de suas casas pelas água do manancial, estão sendo alojadas no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, na capital, mas a grande maioria estão sendo levadas para casas de parentes e amigos.

As solicitações de socorro são inúmeras nos telefones de emergência 193/190 do Corpo de Bombeiros Militar.

Ontem (12), o prefeito Raimundo Angelim, decretou situação de emergência e o governador Tião Viana, autorizou a construção de mais abrigos no Ginásio de Esportes Álvaro Dantas, tendo em vista que o número de quartos improvisados no parque de exposições já ultrapassou o previsto.
Salomão Matos

Siga essa idéia




Menos Impostos, Mais Energia!
Acenda essa idéia e Assine embaixo!

Você tem muitas razões para também fazer parte dessa jornada de cidadania e justiça:

•A luta pela diminuição das tarifas energéticas do Acre diz respeito a toda nossa população.

•A maioria dos acreanos vem pagando, nos talões de luz, uma série de impostos para os Governos Federal (PIS e Confins – Cosip, taxa de transmissão, de distribuição e etc.) e Estadual (ICMS) que aumentam em mais de 40% o valor do seu consumo.

•Para muitas famílias a tarifa energética é um dos principais itens de custo de vida.

•Os valores exorbitantes pagos poderiam estar servindo para dar mais qualidade de vida à nossa população.

•Conseqüentemente o governo poderia estar recolhendo valores similares do ICMS através do consumo de outros bens de consumo que beneficiam a população do Acre.

•Além das tarifas extorsivas, a baixa qualidade da energia fornecida no Estado tem criado uma série de transtornos aos consumidores.

•É comum a perda de aparelhos eletro-eletrônicos por conta dos picos de energia e dos apagões.

•Também é impossível imaginar um aumento na capacidade produtividade do Estado com a inconstância do fornecimento.

•A limitação impede o aumento de oferta de emprego e oportunidades à nossa população.

•Portanto, a questão energética interfere diretamente na vida de todos nós e não dá para ninguém ficar indiferente.

12 de abr. de 2011

Tamanho família parte 2

Corte do TRE/AC inocenta JV por 5X0 em ação movida pelo MPE

Como já era esperado, por 5 votos a zero, os juízes da Corte Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Acre, inocentaram em sessão na tarde desta terça-feira, 12, o candidato eleito a senador Jorge Viana (PT), na ação movida contra ele, pelo Ministério Público Eleitoral, onde figurava por abuso de poder econômico e político na eleição passada.

A relatora do processo Denise Bonfim, alegou carência de provas e na ocasião disse a relatora, o nome de JV não aparecia como principal beneficiário da propaganda política em questão e sim o nome do candidato Leonardo Brito, também do partido dos trabalhadores.

O voto da relatora foi seguido sem ressalvas pelos demais membros da corte.

Salomão Matos