22 de mar. de 2011

Elas com a mão na graxa:

Curso de mecânica para mulheres no Acre

Durante o treinamento elas terão a possibilidade de aprender sobre detalhes do funcionamento de uma moto, manutenção, procedimentos de emergência e inspeção mecânica

Como parte das comemorações do mês da mulher, o governo do Estado, por meio da SEPMulheres, do Detran/AC e da secretaria de Pequenos Negócios em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Automotiva (Senat) realizam a partir de terça-feira, dia 22, o curso Mecânica com Batom de noções básicas de oficina para motos.

Trinta mulheres foram classificadas em meio a mais de 40 inscrições. O pré-requisito para fazer parte do curso era estar desempregada e ter interesse em entrar no mercado de trabalho. “A procura foi grande. Muitas mulheres interessadas em participar. E para nós, da SEPMulheres é um desafio incluir essas pessoas no mercado de trabalho e ainda mais em um meio considerado masculino”, comentou a coordenadora de inclusão sócio-produtiva da SEPMulheres, Maria das Graças Miranda.

“Estou empolgada e muito feliz. Além de ser uma novidade mulheres na mecânica de motos, existe a possibilidade de termos nosso próprio negócio”, disse Gislene Antônio dos Santos, uma das classificadas. “Trabalhei na construção civil como apontadora, mas desde novembro estou desempregada e preciso de um trabalho para sustentar meus quatro filhos. Graças ao governo do Estado a oportunidade apareceu. Vou agarrar com todas as forças”, concluiu Gislene.

Durante o curso elas terão a possibilidade de aprender sobre detalhes do funcionamento de uma moto, manutenção, procedimentos de emergência, inspeção mecânica com aulas práticas e teóricas. As aulas serão de segunda a sábado, das 14 às 18 horas, no Senat, durante duas semanas. “Essas mulheres terão a oportunidade de, ao fim do curso, entrar no mercado de trabalho com uma excelente formação. Nas aulas práticas vão poder conhecer e viver a rotina das oficinas e aprender a lidar com as dificuldades comuns à profissão”, disse Antônia Márcia Ferreira, coordenadora do Senat no Acre.

“Realmente é fantástica e ousada a inclusão das mulheres em um setor até o momento dominado pelos homens. A secretaria de Pequenos Negócios vai se dispor a dar continuidade a essa iniciativa às mulheres que quiserem abrir um negócio. Vamos oferecer curso de empreendedorismo e corporativismo para que elas tenham condições de abrir seu próprio negócio”, enfatizou o Secretário de Pequenos Negócios, Carlos Reis.

A diretora do Detran/AC acredita nesse tipo de parceria. "É muito importante estabelecer parcerias como estas, no sentido de fortalecer a participação das mulheres na sociedade e enalterecer suas competências. Além disso, é um passo para desmistificar que elas não são capazes de desempenhar funções essencialmente masculinas, como é o caso da mecânica", salientou Sawana Carvalho.

No primeiro dia todas as alunas terão a possibilidade de participar de um atendimento de saúde e beleza. ”A SEPMulheres se preocupa com o bem estar de todas as mulheres. E vamos fazer o que estiver ao nosso alcance para mostrar o caminho que elas precisam seguir e ficar atentas para qualquer necessidade. O governo quer estar ao lado das mulheres. E estaremos junto delas”, conclui a secretária Concita Maia.
 Fonte: Assessoria SEPMulheres

Nenhum comentário:

Postar um comentário