17 de dez. de 2012

A cada 48 horas uma pessoa é assassinada no Acre


Assunto vira polêmica nas redes sociais entre jornalistas

Dados divulgados na manhã desta segunda feira (17), pela própria Secretara de Segurança Pública no Acre, revela que a cada 48 horas são registrado ao menos um homicídio no estado.
Em 2012 por exemplo, houveram  177 homicídios para uma população de pouco mais de 600 mil habitantes.
Mas os números divulgados na edição do Diário Oficial, podem ser bem piores, tendo em vista, não houve a contabilização dos crimes onde os homicídios foram registrados dentro dos presídios, homicídios consumados dolosos, (sem intenção de matar), e excluindo-se ainda em área de responsabilidade da União e em decorrência de resistência à ordem legal do policial em serviço.

O assunto, foi timidamente comemorado pelo assessor de comunicação da SESP, Nonato Souza, que tentou por meio de sua conta da rede social do facebook, elogiar o sistema de segurança pública no estado, fazendo uma comparação absurda com a violência no estado de Minas Gerais, quando a população naquele estado segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2012, é de mais de 19 milhões de habitantes e registrou pouco mais de 300 assassinatos.

Nas palavras de Nonato Souza, ironizou  dizendo que “e para quem acredita que Rio Branco é violento porque foram registrados 177 homicídios chupa essa manga; Em novembro houve 308 homicídios em Minas Gerais, segundo informou ao G1 o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz. Apesar de representar uma média de mais de dez assassinatos por dia, o número é 6% menor do que no mês anterior, quando o estado teve 327 casos de homicídio”, escreveu o assessor.

Atentos e polêmicos, os jornalistas Salomão Matos e Angélica Paiva,  não pouparam críticas ao assessor de comunicação de Sebastião Viana e rebaterem dizendo que “Caro irmão Nonato Souza, refaça suas contas por favor antes de babar o idiota desse teu governo sem competente. É esse tipo de comentário que as vezes queima e esconde números reais. Veja sé ; . O Acre tem hoje uma população de quase 700 mil habitantes. ou seja, se foram assassinados 177 pessoas, isso dá média de um homicídio por dia CORRETO?  Agora por outro lado, segundo dados do IBGE 2012, a população de Minas Gerais tem 19.855.332 (milhões de habitantes), perdendo apenas para o estado de São Paulo com 41.901.219. Agora se em Minas houve 327 casos de homicídio, divida os 19.835.332 por 365 dias do ano e terá a exata noção qual estado é mais violento, se o nosso Acre ou estado mineiro. CHUPA ESSA MANGA isso sim. Não dá para tampar o sol com peneira amigo, correto?”, rebateram os jornalistas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário