19 de abr. de 2011

Enchente: Porto Acre decreta situação de emergência

A mesma água que permite a vida também pode tirar o sustento. É o que está acontecendo com 300 famílias ribeirinhas em Porto Acre, distante 60 quilômetros da capital acreana. O município é responsável por 65% da banana-prata e 60% da macaxeira comercializada em Rio Branco, segundo dados do Ceasa. O prefeito José Maria decretou situação de emergência no último sábado, preocupado com a produção agrícola, que foi atingida pela cheia.
Preocupado Zé Maria Decretou situação de emergencia
continuar o monitoramento das áreas e das famílias e não sair do estado de alerta, para não ser pego de surpresa. “A previsão é de que o rio continue subindo, pois subiu muito em Rio Branco e uma hora essa água vai chegar aqui. No sábado o rio estava em 15,18 metros em Porto Acre e 16,16 metros em Rio Branco, por isso nós acreditamos que o nível vai subir em Porto Acre, à medida que for baixando em Rio Branco”, explicou.

Rio baixa mais rápido agora

O nível do continua baixando  na região de Rio Branco,  desta vez mais rapidamente.  Depois de chegar a marca histórica para o mês  de abril -16,16 metros  -o rio apresentou volume de 15,46 metros na medição das 14h desta segunda-feira, 18.

Neste  início de semana  há sinais  objetivos de vazante também nas cabeceiras. Mantida a tendência, a Comissão Municipal de Defesa Civil inicia nos próximos dias as operações de limpeza dos imóveis das famílias que tiveram de deixar as casas em função da enchente. Para esse trabalho, a Defesa Civil necessita de muito material de limpeza, como água sanitária, cal, roldo, vassoura, sabão.  Estão sendo solicitados também alimentos não perecíveis para as operações pós-enchente e de retorno às casas.

A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcas) e a Defesa Civil agradecem pelas doações que já foram feitas em favor das famílias atingidas no parque de exposições, e informam que todas fraldas e alimentos infantis chegam ao parque, são classificados e   distribuídos.  Donativos devem ser entregues no Quartel de Comando Geral da Polícia Militar.

No Riozinho do Rôla  o volume da água  do principal tributário do rio Acre subiu  no final de semana  mas não trouxe  grande impacto na tendência de vazante em Rio Branco...

Com informações do Jornal A Tribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário