29 de jun. de 2011

De surpresa!!!

Casal de Gavião Real ataca moradores no bairro José Augusto, em Rio Branco

Até um cachorro sumiu!

Um casal de Gavião, provavelmente da espécie Real, que habita uma área verde no bairro José Augusto, na travessa Alexandre Leal, em Rio Branco, vem atacando os moradores e deixando toda comunidade apavorada.
A ousadia das aves é tanta que foi preciso chamar uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar, na tarde desta quarta-feira (29), para tentar capturá-los.

A senhora Maria do Socorro Trindade, foi uma das vítimas dos Gaviões e está com um corte na cabeça de um ataque surpresa.  Ela conta que “além de mim uma criança também foi atacada pelas aves e foi ferida no braço. Um cachorro pequeno que eu criava também sumiu. Eu acho que foram as aves”, relata.

O oficial sargento Bombeiro Amarízio que comandou a equipe que atendeu a ocorrência, disse que “não podemos fazer absolutamente nada. Não temos equipamentos apropriados para esse tipo de captura, [que seria arma com dardos tranquilizantes ou redes].  Chegamos apenas a ver as aves e de fato são bem grandes. Mais ou menos um 1,20m de uma asa a outra. Não podemos matar até porque isso seria um crime”, informou.

“Os ataques dos gaviões não é de hoje. Já chamamos aqui uma equipe do Ibama, mas eles disseram que também não podiam fazer nada. E agora? Como é que a gente fica? Vamos passar a viver com uma cuia na cabeça?”, indagou a dona de casa Maria do Socorro olhando para o alto onde as aves costumam ficar.

A reportagem tentou contato com o Ibama no setor de Fauna, mas nenhum responsável foi localizado para falar sobre o assunto.

Salomão Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário