1 de jul. de 2011

Essa é a saúde do Tião!

Paciente teme morrer de infecção por falta de bolsa de Colostomia em hospital público de Rio Branco


benedito_bolsa_in1_400O jovem Benedito da Silva Tavares, de 23 anos, foi submetido no último domingo (19) a uma cirurgia de emergência no Hospital das Clínicas em Rio Branco, originada por três tiros de revolver calibre 38, durante uma briga no bairro Mocinha Magalhães, vem enfrentando outro drama em sua vida.
Depois do procedimento, ele só pode fazer as suas necessidades fisiológicas pela barriga através de uma Bolsa de Colostomia. Ocorre que desde que veio para casa liberado pelos médicos, usa a mesma bolsa, pois segundo a família dele, no hospital o acessório está em falta e eles não tem como comprá-lo nas farmácias e drogarias da capital acriana.
A irmã dele, Ana Benedita, diz que já perdeu as contas de quantas vezes foi ao Hospital das Clínicas a procura da Bolsa de Colostomia, mas “a conversa é sempre a mesma. Não tem a bolsa e a gente é que devemos dar um jeito para comprar. Eu temo que meu irmão morra com uma infecção já que usa a mesma bolsa desde a operação e os médicos disseram que todo dia tem de troca-la”, lamenta.
Em uma pesquisa na rede de Farmácia de Rio Branco, descobrimos que um pacote com 10 unidades de bolsa de colostomia, custa em média R$ 7,5, mas a família de baixa renda,  garante não ter o dinheiro para comprar.
No Hospital das Clínicas a reportagem conseguiu falar por telefone com a senhora Paula Cardoso, que gerencia o setor de compras naquela unidade hospitalar. Segundo ela, “realmente esse material está em falta mas nós já fizemos a  licitação e foi feito a aquisição, faltando somente a empresa entregar o material. Agora mesmo eu vou ligar novamente para a empresa e pedir urgência e ainda hoje essas bolsas vão estar a disposição dos pacientes que precisam”, garantiu.

Salomão Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário