18 de set. de 2009

AMAR É PROTEGER!!! VACINE SEU FILHO.


Será aberto oficialmente daqui a pouco  no Centro de Saúde Eduardo Assmar, a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a paralisia infantil. e amanhã sábado -dia 19 será  o "Dia D"- contra a doença.

Em todo o Estado devem ser imunizadas 82.753 crianças menores de cinco anos, cobrindo 100% da população nessa faixa etária. A Secretaria de Estado da Saúde montou 378 postos de vacinação fixos e móveis nas zonas rural e urbana dos municípios e conta com 900 profissionais de saúde e 153 veículos de transporte fluvial e terrestre para atender a população até o fim de setembro, quando se encerra a campanha.

Na primeira etapa da campanha 2009 foram vacinadas 83.145 crianças de zero a cinco anos, representando 100,47% de cobertura vacinal. Com isso, o Acre ficou em primeiro lugar em relação à homogeneidade. Os 22 municípios alcançaram a meta de 95% determinada pelo Ministério da Saúde.

A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa viral aguda. A doença foi de alta incidência no Brasil em anos anteriores, ocasionando deficiência física em centenas de pessoas. A vacina oral é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) o único meio capaz de viabilizar a erradicação da poliomielite no mundo, sendo recomendada para as nações com índices de coberturas vacinais baixos e heterogênicos.

As comunidades isoladas do Acre estão desde a última terça-feira, 15, recebendo todo o cardápio de vacinas do Programa Nacional de Imunização. Convênio com a Força Aérea Brasileira (FAB) possibilita a utilização de helicópteros e a realização da Operação Gota, que percorrerá 59 comunidades em seis municípios (Xapuri, Sena Madureira, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Porto Valter e Mâncio Lima). A Operação Gota imuniza crianças e adultos, se necessário, contra doenças como a hepatite B, tétano, gripe e outras, além da poliomielite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário